Falta de especialistas prejudica escala pediátrica do Hospital Tarcísio Maia

Jarbas Mariano, diretor-geral, diz que problema é nacional – Foto Wilson Moreno
A falta de profissionais da Pediatria já é um problema antigo e que tem atingido todo o Brasil. Em Mossoró, há tempos o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) não consegue fechar a escala no setor de Pediatria por causa de falta de especialistas na área. Vários processos licitatórios já foram realizados, tanto para essa área como para as áreas de anestesiologia, cirurgia-geral, traumatologia e clínica médica. As demais áreas tiveram a escala concluída, mas a Pediatria permanece em aberto, ante a necessidade de mais médicos especialistas.

O diretor-geral do Hospital, médico Jarbas Mariano, que assumiu a gestão há pouco tempo, menos de um mês, afirma que ainda não foi possível fechar a escala por causa da falta de profissionais na área, e que este é um problema nacional. O problema já foi encaminhado à Central de Natal.

Ao todo, sete pediatras atuam no Tarcísio Maia. Desses, seis trabalham com carga horária de 40h e um com carga horária de 20 horas. Jarbas Mariano explica que esse profissional de 20h não tem interesse em fazer plantão eventual. “Essa é uma opção do profissional”, diz.

O diretor-geral destaca que para saber quantos profissionais seriam necessários na pediatria seria necessário ver a escala de cada setor. “Temos duas demandas. O pronto-socorro e os profissionais que cobrem a enfermaria. Isso tem que ser visto para quantos seriam necessários”, comenta.

Na primeira entrevista coletiva como diretor-geral do Tarcísio Maia, no início do mês, o médico já reconheceu que seria uma missão difícil dirigir a unidade. Na época também falou sobre a pretensão de criar um hospital materno-infantil para resolver a questão da Pediatria, porém, mais uma vez citou a dificuldade de encontrar profissionais no mercado e que este seria um dos principais obstáculos.
Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário