Escolas apresentam sérios problemas

Margareth Grilo - Repórter

Goteiras, infiltrações nas paredes, sumidouro estourado, banheiros interditados, vazamentos em caixa d’água e até parede dando choque. Estes são apenas alguns dos problemas que a força tarefa, montada pela Secretaria Municipal de Educação, está identificando nas escolas públicas municipais. Na educação infantil, o gargalo maior está em 18 CMEI’s, que estão sendo vistoriados desde a terça-feira, 15/03, por engenheiros do município.


emanuel amaralEquipe de engenharia da Secretaria de Educação visitam as primeiras escolas até o próximo sábadoEquipe de engenharia da Secretaria de Educação visitam as primeiras escolas até o próximo sábado
A expectativa do secretário municipal de Educação, Walter Fonseca, é de que até sábado, os reparos nessas 18 unidades estejam concluídos. “Estamos solucionando os problemas mais urgentes, para que, na volta as aulas, esses CMEI’s estejam em condições de funcionamento”, afirmou o secretário.

A vistoria está sendo realizada pelo chefe do Departamento de Engenharia da SME, Raimundo Moisés Leite, com apoio do engenheiro Carlos Davi e da arquiteta Jussara Albuquerque, ambos da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura. Segundo explicou o secretário, à medida que as vistorias são feitas, a equipe emite as ordens de serviço para que a empresa ARCO execute os reparos indicados.

A ARCO venceu licitação em outubro/2010 para realizar os serviços de manutenção nos prédios da rede pública de educação, num contrato anual de, aproximadamente, R$ 400 mil. “Á medida que a empresa vai realizando os serviços, nós vamos conferindo os valores executados e deduzindo do montante global aprovado”, explicou Raimundo Moisés.

Segundo ele, as ordens de serviço ainda não tinham sido emitidas porque há dificuldades de pessoal para realizar as vistorias. Atualmente, o Departamento está funcionando apenas com dois profissionais, um engenheiro (o próprio chefe do setor) e uma arquiteta (a chefe do Departamento de Arquitetura). 

Nas Quintas, o CMEI’s Bom Samaritano foi vistoriado ontem no final da manha e, sem os reparos que começariam a ser realizados ontem, na parte da tarde, não teria como funcionar. O prédio tem infiltrações, goteiras nas salas de aula, problemas na rede elétrica e os dois banheiros estão interditados, por causa de entupimento nas caixas de esgoto. Esse problema ocorre desde junho do ano passado.

“Por várias vezes, nós comunicamos à secretaria, mas não houve solução. Ano passado eu paguei do meu bolso para consertar a caixa, mas o problema volta pouco tempo depois”, relatou a diretora. Além disso, esse CMEI's tem déficit de seis funcionários, segundo a diretora Luciene de Souza Oliveira.  O quadro de professores está completo. 

Ontem, a equipe da “força tarefa” vistoriou, além do Bom Samaritano, outros quatro CMEI's. Foram vistoriados: o Stela Lopes (Nova Natal); o Vulpiano Cavalcanti (Parque dos Coqueiros); o Paulina Engrácia (Santa Catarina) e o Santa Mônica (Pajuçara).   Este último foi o primeiro a ser visitado, com a presença do secretário de Educação. No dia anterior, a equipe vistoriou os CMEI1s Rosalba Dias (Potengi); Santa Cecília (pajuçara) e Elizabeth Teotônio (Jardim das Flores).

SME começa visita nas creches do Meios

Seis, das nove creches do Meios que serão liberadas para funcionamento, este ano, também estavam na lista de prioridades da força tarefa. 

Até o final do dia de hoje, serão vistoriadas as unidades Pirangi III; João Perestello (Mãe Luiza); Severino Davi (Rocas), Bom Pastor, Wilma Maia (Pirangi) e Vovô Francisca. Segundo informação da assessoria de Imprensa da SME outras três já estão liberadas para funcionamento: a Nossa Senhora da Esperança (Cidade da Esperança), que irá receber os alunos do CMEI Nossa Senhora Auxiliadora; a unidade da Cidade Nova; e a Terezinha de Jesus (Pajuçara).

Para as demais unidades não há previsão de abertura, porque necessitam de reformas e adaptações das estruturas físicas, recursos humanos e equipamentos, situação que foi mostrada em reportagem na edição de ontem  da Tribuna do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário