Lula dedica título de doutor 'honoris causa' a José Alencar


O ex-presidente recebeu nesta quarta o título pela Universidade de Coimbra.
'Perdeu-se um grande homem, que estaria muito feliz por esta distinção', disse.

Natasha BinDo G1, em Coimbra (Portugal)
O ex-presidente Lula durante a cerimônia na Universidade de Coimbra (Foto: AFP)O ex-presidente Lula durante a
cerimônia na Universidade de
Coimbra (Foto: AFP)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dedicou o título de "doutor honoris causa" pela Universidade de Coimbra ao ex-vice presidente José Alencar. Lula recebeu o título nesta quarta-feira (30).
"Perdeu-se um grande homem, que estaria muito feliz por esta distinção, que será dedicada a ele", disse Lula durante a cerimônia.
José Alencar, 79 anos, morreu às 14h41 desta terça (29) em razão de câncer e falência múltipla de órgãos, segundo informou o hospital.
Lula afirmou que o êxito de seus dois mandatos "não teria sido possível" sem a colaboração de José Alencar. "Foi o meu parceiro de todas as horas, um dos homens mais íntegros que conheci, inequecível estadista que perdemos ontem para consternação de toda a sociedade brasileira".
Cerimônia
A cerimônia teve início com a entrada solene dos doutores da Universidade de Coimbra e das autoridades políticas presentes. Lula iniciou seu discurso elencando o prestígio mundial da Universidade de Coimbra. Ele comentou sobre as universidades brasileiras e a importância da união dessas com instituições internacionais. Lula ainda falou sobre o êxito econômico do Brasil, obtido durante seu governo, e sobre o investimento em educação feito por ele.
"A educação foi o novo projeto da política de educação do Brasil. É com imensa honra que recebo o título de doutor 'honoris causa' da Universidade de Coimbra. A casa mais prestigiosa do saber de Portugal e da Europa. A Universidade de Coimbra foi referência para o meu país", disse.
O ex-presidente disse que o título "honoris causa" recebido por ele significa um reconhecimentro às causas que o Brasil tem defendido no cenário internacional. No discurso, Lula disse considerar indispensável uma nova governança global, que passa por uma mudança no Conselho de Segurança das Nações Unidas.
A presidente Dilma na solenidade ao lado do presidente de Portugal, Cavaco Silva (Foto: AFP)A presidente Dilma na solenidade ao lado do
presidente de Portugal, Cavaco Silva (Foto: AFP)
Após os discursos, iniciou-se o ritual de doutoramento de Lula, que recebeu as insígnias do título. Lula percorreu a Sala dos Capelos cumprimentando todos os doutores da Universidade de Coimbra presentes na cerimônia. Depois, seguiu para a Sala do Senado, onde assinou o Livro das Atas, que registra todos os doutores honoris causa da Universidade de Coimbra.
Participaram da cerimônia a presidente Dilma Rousseff; o presidente de Portugal, Cavaco Silva; o primeiro-ministro português, José Sócrates; e o presidente de Cabo Verde, Pedro Pires. Antes de de deixar a Universidade de Coimbra, Dilma disse que a cerimônia foi "muito bonita".
Recepção
Lula foi recebido por 18 estudantes brasileiros e três estudantes portugueses. Para a estudante brasileira Luciana Lopes, do curso de Letras, o momento foi único: "é uma oportunidade de participar de uma homenagem a uma pessoa que sempre investiu em educação, principalmente para as pessoas com vulnerabilidade econômica".
O ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva na Universidade de Coimbra (Foto: Natasha Bin/G1)O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na
Universidade de Coimbra (Foto: Natasha Bin/G1)
Outro estudante presente no ato de recepção, onde as capas do traje universitário foram postas no chão para que o homenageado passasse por cima delas, foi o português Nelson Fonseca, do curso de Direitos Humanos. Para o estudante, a homenagem foi merecida: "Lula foi um excelente presidente para o Brasil, foi um verdadeiro cientista social, nunca teve medo de nada. Ele merece, sem dúvida".
Protesto
Antes da cerimônia, alguns estudantes realizaram um protesto contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA). A construção da usina é criticada por ambientalistas devido aos impactos ambientais que poderá causar.
DO G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário