Chegam as fortes chuvas

Valdir Julião - Repórter

As chuvas de ontem à tarde voltaram a interromper o trânsito de veículos em alguns bairros de Natal, principalmente em pontos crônicos e já conhecidos dos motoristas. A chuva desta terça-feira em Natal foi considerada de "forte intensidade" pelo departamento de meteorologia da Emparn. A medição realizada até as 17h desta terça apontou chuva de 62,6 mm. No entanto, somente no período compreendido entre as 16h e 17h, as chuvas atingiram 34mm, valor considerado "muito alto". A tendência é que as chuvas continuem.“As chuvas de 62,6mm durante o dia, são consideradas um valor alto para o período de um dia. E a chuva entre 16h e 17h, de 34mm, causa transtorno a qualquer cidade porque é é um volume de água muito grande em pouco tempo", disse Gilmar Bistrot.


aldair dantasNa marginal da BR-101, em candelária, um carro não conseguiu vencer a lagoa formada pelas águasNa marginal da BR-101, em candelária, um carro não conseguiu vencer a lagoa formada pelas águas
A situação mais crítica ocorreu com Maria de Lourdes de Andrade Rocha, cujo Pálio preto, placa MYP-8745, sofreu uma pane depois que o interior do carro foi inundado pelas águas que se acumularam na marginal direita da avenida Salgado Filho, à altura dos túneis de acesso e de saída ao campus universitário da UFRN.

Maria de Lourdes Rocha contou que o carro já vinha perdendo aderência do solo por causa da enxurrada, mas resolveu passar pelo trecho alagado de pelo menos 50 metros, no instante em que passava um ônibus. Segundo ela, a marola provocada pelo transporte coletivo jogou o Pálio para a calçada, e só saiu de dentro dele com a ajuda de uns funcionários do Hotel Monza. “Eles foram muito gentis comigo”, dizia ela, que telefonava e aguardava a chegada de um guincho no saguão do hotel.

As chuvas tornaram-se mais forte no final da tarde, entraram pela noite e, com isso, os motoristas tiveram de desviar a rota por ruas secundárias, por exemplo, à avenida da Integração, onde já é comum a inundação do leito do asfalto por causa de transportamento da lagoa pluvial localizada por trás da Salinas Veículos.

Afora o trânsito de veículos, o comércio também foi prejudicado, por exemplo, na avenida Prudente de Morais com a avenida Nascimento de Castro, onde foi colocado um cordão de isolamento no posto L. Cirne, de bandeira BR, porque os veículos não tinham como ter acesso às bombas de combustíveis. O trânsito também fluía com lentidão na avenida Prudente de Morais, ao lado do Corpo de Bombeiros, porque a drenagem ali situada não é suficiente para o escoamento das águas pluviais em dias de chuva intensa e prolongada.

Para evitar mais transtornos a altura dos túneis, ônibus e automóveis desviavam por ruas transversais à marginal direita da avenida Salgado Filho, no sentido Natal-Parnamirim. A outra alternativa dos motoristas era prosseguir pela pista central do Complexo Senador Carlos Alberto de Souza.

Alguns motoristas mais afoitos, tiveram de ficar pelo caminho, por exemplo, quando tentaram passar a lagoa formada na pista da avenida Capitão Mor Gouveia, no conjunto residencial Lagoa Nova. Lá, os carros tinham de desviar pela rua São José, a fim de pegarem a Prudente de Morais em Candelária, ou realizarem o contorno para pegarem a rua Jaguarari e, daí, entrarem à direita no sinal de quatro tempos, a fim de prosseguirem para a Cidade da Esperança e outros bairros da zona Oeste de Natal.

Previsão é de mais chuvas no Estado

A previsão da meteorologia é de que nos próximos três dias, em todas as regiões do Rio Grande do Norte, é de tempo nublado e com pancadas de chuvas e com temperatura variando entre a mínima de 23º e máxima de 30°. “A gente gosta de fazer previsões semanais, mas o inverno “enraizou”, como se diz popularmente”, disse o meteorologista Gilmar Bristor, da Emparn.

Por conta da tendência de inverno no restante de abril, Gilmar Bristot orienta aos agricultores daquelas áreas que tiveram prejuízo com o veranico de março, que volte a plantar agora, mas só usando sementes de culturas precoces e de ciclo rápido, como o feijão.

Bristot disse que recebeu telefones de agricultores Marcelino Vieira e Alexandria, por exemplo, que perderam as plantações de milho e girassol, e orientou para que suspendessem essas culturas e plantassem feijão, com as sementes que foram doadas pelo governo estadual.

Ele disse que as análises climáticas apontam para a continuidade das chuvas durante a semana, mas informou que somente na última semana deste mês “vai ser feita outra análise do comportamento do clima”, para ver se as chuvas continuam com intensidade em maio. 

De acordo com a meteorologia, a atuação da Zona de Convergência Intertropical continuará induzindo a formação de áreas de instabilidade sobre o Estado. Com isso a previsão será de céu parcialmente nublado com ocorrência de chuvas em todas as regiões. Chuvas moderadas a fortes poderão ocorrer ao longo da faixa leste e na região do Agreste durante o período noturno. 

Defesa Civil e Bombeiros em alerta

As fortes chuvas desta terça-feira (12) em Natal despertaram alerta do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil na cidade. O órgão permanece em prontidão para atender possíveis chamados causados pelos problemas referentes às chuvas. O Corpo de Bombeiros registrou duas ocorrências no começo da noite. Na primeira, um Cajueiro de grande porte desabou sobre uma casa em Nova Parnamirim. Os militares foram até o local e  isolaram a área. A retirada da árvore será feita amanhã logo cedo por questões de segurança. Em outra ocorrênncia, uma residência desabou na rua Atalaia, em Mãe Luiza. Não há registro de feridos.

Ontem, o diretor-geral da Defesa Civil em Natal, Coronel Marcos Pinheiro, prega cautela à população e aconselha moradores de áreas de risco procurem outros locais para passar o período chuvoso. Com a meteorologia apontando para a continuidade das chuvas durante a semana, Cel. Marcos Pinheiro admitiu que os problemas de alagamentos em Natal foram causados, também, pelo entupimento das galerias, que deveriam colaborar para escoar a água. 

“Há duas viaturas nas ruas monitorando as áreas de risco e ruas da cidade. Observamos que todas as lagoas de captação estão com as bombas funcionando normalmente e que, na medida do possível, a situação é tranquila”, ponderou. O ponto que levanta maior preocupação é a permanência de pessoas em áreas de risco, principalmente em Mãe Luíza e comunidade do Jacó. 

A Defesa Civil permanece em prontidão 24 horas por dia. Contudo, o telefone de contato (199) está com problemas e não recebia ligações durante a terça-feira e estava pronta a receber chamadas a partir do Corpo de Bombeiros.


FONTE:TN ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário