Entrevista com prof. Ruy Rocha: "Comunicação está passando por modificações no mundo"

A comunicação está mudando e o uso da internet tem proporcionado o fortalecimento de movimentos reivindicatórios, de cunho político, econômico e social. O fenômeno é mundial e dentro do Brasil, Natal se destacou por ter sido palco do Combustível Mais Barato Já e Fora Micarla, dois grandes movimentos do cyberativismo realizados este ano, que saíram das redes sociais e ganharam as ruas rapidamente. 

A força das redes sociais foi o tema da entrevista que professor do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ruy Rocha, concedeu ao Jornal 96.

Na avaliação do professor, a comunicação está passando por modificações em todo o mundo. Prova disso é que há certa dúvida a respeito da sobrevivência do jornal impresso e diversas pessoas acreditam que ele não dura além do ano de 2030 ou 2050. “Isso tem fundamento, porque os impressos não vendem mais da mesma forma que no passado. A gente está muito aferrado ao paradigma da política, com os mecanismos de dominação tradicional, mas nas últimas décadas tudo mudou bastante e a internet é uma ferramenta, que utilizada de maneira inteligente, pode trazer muitos benefícios para a sociedade”, detalhou.

De acordo com Rocha, é possível fazer um paralelo entre os movimentos que aconteceram em Natal e aqueles que ganharam as ruas de outros países, como é o caso do Egito, Espanha e Grécia. “É o fenômeno do cyberativismo. E as manifestações ocorrem não apenas com interesse político, já que houve a campanha Combustível Mais Barato Já, que tinha interesse econômico”, explicou.
O professor chamou a atenção para o fato de que o fenômeno é forte em todo o Brasil, mas em Natal há características próprias, pois os movimentos passaram da internet para as ruas com uma velocidade significativa, tendo mobilizado grande parte da sociedade, principalmente os jovens. 

Além disso, as manifestações realizadas na capital potiguar têm conquistado visibilidade nacional, principalmente nas redes sociais, como Twitter, Facebook e Orkut. “No último dia da ocupação na Câmara Municipal de Natal (sexta-feira passada, dia 17), a tag #SOSNATAL ficou no top do Twitter Brasil, o que significa que era um dos três assuntos mais comentados do país, no microblog. Aqui na cidade tem também o blog Buracos de Natal, houve o movimento para reduzir o preço dos combustíveis e não se pode pensar que as pessoas só querem reclamar, pois elas foram para as ruas. Foi uma politização não mediada pelos partidos”, lembrou.

Perspectivas
Sobre o futuro da comunicação, o professor acredita que os meios tradicionais - rádio, televisão e jornal impresso - precisarão rever seus papéis na sociedade e é preciso valorizar os diferenciais de cada um. “Na verdade, temos novas formas de usar as mídias tradicionais e esperamos que as pessoas façam bom uso dessas ferramentas. É bom também perceber que o consumidor de informação está mais crítico, em relação aos jornalistas, aos políticos e às informações divulgadas”, concluiu.
Fonte: Nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário