Ação Cultural Petrobras/MinC 2011


Lançamento hoje (05), no Rio, reforçou parceria cultural entre Ministério da Cultura e estatal


Foi lançada hoje (05), no Teatro Rival, no Rio de Janeiro, a edição 2011 da Ação Cultural Petrobras/MinC. A parceria prevê o patrocínio de dez iniciativas, sendo seis editais e quatro projetos culturais, através da Lei Rouanet, num total de R$ 14,5 milhões de reais. Os regulamentos de todas as seleções públicas serão  divulgados, posteriormente, pelo MinC.
Participaram da cerimônia a ministra da Cultura, Ana de Hollanda; o secretário Executivo do MinC, Vitor Ortiz; o gerente Executivo de Comunicação Institucional da Petrobras, Wilson Santarosa; a gerente de Patrocínios da Petrobras, Eliane Costa; e a secretária Executiva da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom/PR), Yole Mendonça.
Também estiveram presentes o secretário de Articulação Institucional do MinC, João Roberto Peixe; a secretária do Audiovisual, Ana Paula Santana; a secretária de Cidadania Cultural, Marta Porto; a secretária da Identidade e Diversidade Cultural, Cláudia Leitão; o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Menezes; o secretário de Políticas Culturais, Sérgio Mamberti; o representante Regional do MinC no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, André Diniz; o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim; o presidente do Ibram, José do Nascimento;  o presidente da Funarte, Antônio Grassi; e o presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira de Araújo.
Visão estratégica
Em seu discurso, a ministra Ana de Hollanda destacou a importância da parceria entre as duas instituições e afirmou que, quando se pensa em patrocínio cultural, a primeira estatal a ser lembrada é a Petrobras. “ Alguns projetos não seriam possíveis sem dinheiro público porque saem da visão mercadológica. Temos que olhar um pouco mais para o que não está sendo atendido mas que é estratégico, buscando atender à diversidade da cultura nas cinco regiões do país”.
A ministra traçou, em seguida, um perfil dos projetos e editais previstos na Ação Cultural, destacando a importância de cada um. Ana de Hollanda informou também que já conversou com os governadores do Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais para acertar parcerias, através da Lei do ICMS , a fim de ampliar as fontes de financiamento à cultura.
O secretário Executivo do MinC, Vitor Ortiz, agradeceu à Petrobras a continuidade da parceria iniciada em 2003: “Estamos aqui para comemorar uma parceria que se tornou referência nas políticas culturais por sua transparência no processo de seleção e na condução dos projetos”. Já a gerente de Patrocínios da estatal, Eliane Costa, lembrou o “diferencial da parceria”, pela diversidade dos projetos contemplados e o “caráter estruturante” da ação.
O gerente Executivo de Comunicação Institucional da Petrobras, Wilson Santarosa, destacou que a estatal “ reafirma seu compromisso com a cultura brasileira” e acrescentou que, a partir de 2020, quando o Pré-Sal estiver em plena operação, a empresa poderá ampliar muito os recursos destinados ao patrocínio cultural, não apenas através da Lei Rouanet, mas também por meio de recursos próprios.
Editais e Projetos
A principal novidade, este ano, na Ação Cultural Petrobras/MinC é o 1º Edital Brasil Criativo – Prêmio de Fomento a Microempreendimentos, com  patrocínio total de R$ 1 milhão. A iniciativa vai  beneficiar os 100 melhores trabalhos na área da economia criativa, nas cinco regiões do país. Cada empreendimento vai receber R$ 10 mil.
O objetivo da ação é dar sustentabilidade econômica a estes projetos permitindo o reconhecimento de iniciativas culturais com potencial de inclusão produtiva de profissionais e empreendedores. O Edital também possibilitará dar início ao processo de identificação e reconhecimento de atividades e vocações regionais, além da construção de um banco de dados com o registro de atividades e profissionais do setor criativo.
Edital de apoio à produção de documentários sobre o patrimônio cultural imaterial – ETNODOC ANO III
Serão escolhidos 15 projetos inéditos de documentários etnográficos de média-duração, voltados para exibição em redes públicas de TV, principalmente a TV Brasil. O edital já teve duas edições que resultaram na produção de 31 documentários. O valor patrocinado para a nova edição do concurso é de R$ 1,5 milhão.
Revista de História da Biblioteca Nacional
Desde 2005, a Revista divulga, para o grande público, o conhecimento histórico produzido nas universidades do Brasil e do exterior, apresentando a coleção de imagens e documentos da Biblioteca Nacional.  A publicação tem uma tiragem atual de 37 mil exemplares e é distribuída para todas as bibliotecas públicas e pontos de cultura. O valor do patrocínio da Ação Cultural para a publicação é de R$ 1 milhão.
Prêmio Culturas Indígenas – 4ª Edição
Edital de fomento a iniciativas culturais nas mais diferentes linguagens e áreas de expressão, voltadas para as mais de 200 etnias indígenas do país. Esta edição terá foco na região Amazônica e nas áreas de conflitos por territórios, como o Mato Grosso do Sul, o Sul da Bahia e as regiões de fronteira. O edital também estará voltado para as manifestações culturais de gênero, da juventude e dos processos de transmissão de saberes tradicionais. O prêmio, que já contemplou 276 iniciativas culturais das comunidades indígenas em suas edições anteriores, beneficiando 151 povos em todo o Brasil, terá, nesta edição, recursos de R$ 2,4 milhões.
Revista Filme Cultura II
O projeto prevê a produção e publicação de seis novos números da revista Filme e Cultura, realizada pelo CTAV.  Também está previsto na parceria, a difusão da publicação, com envio gratuito dos exemplares para bibliotecas, universidades e pesquisadores e a promoção de debates e lançamentos com registro audiovisual e produção de conteúdos exclusivos para publicação em website. O projeto terá investimentos de R$ 600 mil.
Plano de Recuperação Emergencial do Museu Nacional de Belas Artes
Tem como objetivo  restaurar os elementos arquitetônicos e artísticos, readequar a infraestrutura  e recuperar a estrutura museológica do MNBA, um dos museus integrantes do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura). O valor patrocinado é de R$ 2 milhões.
2º Prêmio Nacional de Expressões Culturais  Afro-Brasileiras (Fundação Palmares)
O objetivo é premiar a contribuição artística de criadores das expressões afro-brasileiras nas áreas de artes visuais, dança e teatro. O Edital, que terá R$ 1,5 milhão de investimentos, premiará 20 iniciativas,  sendo 5 na área de teatro, 5 na de dança e 10 na de artes visuais.
Edital Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo
Serão destinados recursos para viabilizar projetos de artes circenses nas diversas regiões do país e para premiar mestres circenses pelo reconhecimento de sua contribuição ao desenvolvimento e divulgação desta arte.  O Prêmio, que já teve três edições contemplando, até agora, 395 inciativas culturais em todo o país, terá recursos de R$ 4 milhões, sendo R$ 2 milhões da Petrobras e R$ 2 milhões da Funarte.
Brasil, Memória das Artes
O projeto promoverá a realização da nova etapa do projeto de conservação e recuperação  dos acervos da Funarte, através do Centro de Documentação e Informação (CEDOC), assim como a sua difusão cultural na Internet através do Portal das Artes.   O valor investido no projeto será de R$ 1 milhão.
Conexão Artes Visuais
O objetivo é estimular a produção artística e sua difusão, através do intercâmbio de artistas, pesquisa e experimentação, com  atividades artísticas e de impacto social que estimulem a produção de qualidade e  formação de espectadores. O Projeto, que pretende envolver cerca de 700 profissionais e alcançar um público de mais 60 mil pessoas em todo o país, terá recursos de R$ 1,5 milhão.
(Texto: Heloísa Oliveira,Ascom/RRRJ/MinC)
(Fotos: André Melo, Ascom/MinC)

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