Resultado reprova o governo de Rosalba e aprova o de Dilma Rousseff

Os novos governos federal e estadual, que assumiram no início deste ano, foram avaliados por pesquisa do Instituto Datafoco e constatado que já se acende o sinal amarelo na administração Rosalba Ciarlini e que a gestão Dilma Rousseff ainda está em céu de brigadeiro. O Datafoco ouviu 605 moradores em t
odos os bairros da cidade de Natal, entre os dias 21 e 23 de maio, sobre os primeiro meses de administração dos governos estadual e federal. A pesquisa teve a coordenação geral do sociólogo Elias Silva e a supervisão de campo a cargo de Adeilton Cavalcanti, com uma equipe de 20 (vinte) entrevistadores, todos de nível universitário, selecionados e treinados  especialmente para esse fim. de A margem de erro da pesquisa é 4,0% e o índice de confiabilidade é de 95,5%.


O governo Rosalba Ciarlini tem desaprovação da maioria dos entrevistados (57,1%). Desses, 21,3% consideram sua administração péssima, 18,8% consideram ruim, e 17% avaliam a gestão como regular negativa. Avaliam positivamente o governo estadual 39,2% dos entrevistados pelo Datafoco. Desses, 2,3% consideram a administração ótima, 15,7% consideram boa, e 21,2% avaliam a gestão como regular positiva. Não opinaram 3,6% dos entrevistados.

O governo de Rosalba Ciarlini tem avaliação quase semelhante de homens e mulheres que, seguindo os índices gerais, mostram desaprovação. Analisando pela faixa etária dos entrevistados, os dados mostram que o governo Rosalba é mais bem avaliado pelos jovens (entre 12 e 18 anos), com 50% de aprovação. Em seguida vem a faixa etária acima de 60 anos, com 43% de aprovação aos primeiros meses de Rosalba. Na faixa etária de 19 a 59 anos, o atual governo estadual recebe a desaprovação de 60% dos entrevistados.

O governo Rosalba Ciarlini é mais bem avaliado pela população de baixo nível de instrução (41,3% de ótimo/bom/regular positivo), caindo para 40,8% entre os entrevistados de nível médio, e para 36% na população de nível superior.

A avaliação da administração Rosalba é melhor nas classes econômicas mais altas, na “A” alcança 40% e na “B” chega a 42,5%. Também tem desempenho razoável na classe econômica mais baixa, na “E” com 40%. Por outro lado, seu governo é desaprovado pelo grosso da classe média (C e D) com o índice negativo de 60%.

Levando-se em consideração o local de moradia dos entrevistados, Rosalba Ciarlini tem maiores índices de aprovação nas zonas leste e sul de Natal. Na zona leste, o governo Rosalba é aprovado pela maioria dos entrevistados (52,2%), enquanto 44% desaprovam seu início de gestão. Na zona sul, o governo Rosalba é aprovado por 43,5% dos entrevistados, enquanto recebe a desaprovação de 50,6%.

Por outro lado, dois terços da população da zona norte avaliam negativamente a governadora. Na zona oeste, 36% dos moradores aprovam e 58% desaprovam.

Paralisações e desgaste

O governo Rosalba Ciarlini começa a sentir os efeitos da onda de greves que vem paralisando dez categorias do serviço público estadual. As greves e seus reflexos passam para a opinião pública a sensação de imobilidade administrativa. Paralelo a isso,  faz sentir a ausência de ações de impacto neste início de governo, e a falta de iniciativas e de lideranças em boa parte do secretariado.

Embora os números evidenciem que a governadora ainda mantém considerável capital político, a onda de paralisações está arranhando fortemente a imagem da gestão. Apenas 18% dos entrevistados consideram a gestão estadual ótima (2,3%) e boa (15,7%). Em contrapartida, o expressivo índice de 40,1% dos entrevistados consideram a gestão ruim (18,8%) e péssima (21,3%).

Esse resultado também mostra que o período de tolerância, de todo início de governo, já passou, e que o povo espera as soluções para os problemas existentes e ações efetivas que indiquem uma nova era administrativa e de realizações para o Rio Grande do Norte.



Natalenses aprovam Dilma Rousseff

Os primeiros meses de administração Dilma Rousseff, ao contrário do que acontece com o governo Rosalba Ciarlini no plano local, mantém o bom índice de avaliação da administração anterior e é aprovado pelos natalenses. Segundo a pesquisa Datafoco, o governo Dilma Rousseff tem 67% de aprovação dos entrevistados. Desses, 11,4% consideram o governo ótimo, 29,6% consideram bom, e 26% avaliam a gestão como regular positiva.

A administração Dilma Rousseff é avaliadanegativamente por 29,4% dos entrevistados. Desses, 10,4% consideram o governo péssimo, 7,4% consideram ruim, e 11,6% avaliam a gestão como regular negativa.

As mulheres conferem melhores índices de aprovação (68,3%) do que os homens (65,1%).

O governo de Dilma Rousseff é mais bem avaliado na população de 12 a 18 anos (68,3 %) e entre os de 26 a 45 anos de idade (73,0%). Os maiores índices de desaprovação estão nas faixas de 19 a 25 anos (34,0%) e entre os entrevistados acima de 46 anos (35,4%).

A administração de Dilma Rousseff obtém melhores índices de aprovação na população de nível médio de instrução (71%), e menores entre os de nível fundamental (61,0%) e superior (64,0%).

Os entrevistados das classes C e A são os que conferem maiores índices de desaprovação da gestão Dilma Rousseff (34,0% e 45,0%, respectivamente). Nas classes D e B observa-se os maiores índices de aprovação do governo federal (73,0% e 71,4%, respectivamente).

Foram entrevistados moradores de ambos os sexos, de diferentes faixas etárias (acima de 12 anos), níveis de escolaridade e classe econômica, distribuídos em todos os bairros de Natal, nas quatro regiões.
Fonte: revista foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário