“A Saga dos Limões” será lançada em Senador Georgino Avelino


                           No dia 29 de Setembro, Quinta-feira próxima, a partir das 13:30 horas, com promoção da Prefeitura Municipal e apoio cultural das Secretarias de Educação e da Saúde, será lançado o livro "A Saga dos Limões - Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante", de autoria do Médico Psiquiatra e Pesquisador Social Epitácio de Andrade Filho, no Espaço Cultural do Distrito de Carnaúba no município de Senador Georgino Avelino, no Litoral Sul do Rio Grande do Norte.



                                     Foto 1: O Autor e a Capa do Livro. Crédito: Márlio Forte

                             Para o Secretário Municipal de Educação Edival Lima, ”Val”, o evento é um marco histórico, “visto que será a primeira vez que ocorrerá um lançamento de um livro no município”. Durante o evento, o Professor Val fará a entrega de exemplares do livro para as escolas da cidade e para as Bibliotecas “Carlos Drummond de Andrade”, na sede do município e “Arca das Letras”, no Espaço Cultural.
 


                                O Escritor reunido com o Professor Val. Crédito: Adriano Gustavo

                              Como o conteúdo do livro é um ensaio historiográfico sobre a negritude nordestina, os quilombolas da Comunidade Camocim no vizinho município de Arez serão os convidados especiais. Estão sendo convidados também, a Secretária de Cultura de Arez Jane Késia e o Antropólogo Geraldo Barboza de Oliveira Junior, especialista em cultura afro-brasileira e indígena, autor da “orelha” do livro.



                                   Reunião na Secretaria de Cultura de Arez. Foto: Fabiana Borges 

                               Durante o evento, haverá a exibição do documentário “Cangaço e Negritude”, produzido pela Rede Potiguar de Televisão (RPTV). A intervenção musical ficará a cargo do Cantor e Compositor Potiguar Dudé Viana, que entre outras canções de sua autoria, apresentará “Cantofa e Jandi”, poema de Aucides Sales, um dos autores de “Jesuíno Brilhante em História de Quadrinhos”.



                                O Psiquiatra Epitácio com o Cantor Dudé Viana. Crédito: Juliana Castro.

                                Para a Secretária Municipal de Saúde Benícia Bezerra, que no ano de 2005, presidiu a comissão organizadora do I Encontro de Saúde Mental do Litoral Sul, realizado em Senador Georgino Avelino, “o lançamento do livro de Doutor Epitácio será mais uma ação de saúde para seus pacientes”, para tanto, está recomendando às enfermeiras Gizelda Valério Rodrigues, do Hospital de Carnaúba, e Hanna Eulália de Andrade, do Centro de Saúde, mobilizar os usuários e os familiares do Programa de Saúde Mental para tornar o evento, uma atividade sócio-terápica.


                                           Hospital de Carnaúba. Crédito: Epitácio Andrade

                                  O livro “A Saga dos Limões” está chegando a Senador Georgino Avelino, depois de ter sido lançado em várias cidades do Rio Grande do Norte, inclusive em Natal, capital do Estado, na Livraria Siciliano do Shopping Midway Mall, onde se encontra à venda.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário