Filas de cadastro das carteiras levam até quatro horas

A sexta-feira foi de muito cansaço e teste de paciência para centenas de estudantes natalenses que enfrentaram filas quilométricas nos postos de atendimento do NatalCard. A ida aos guichês da empresa responsável por gerenciar o sistema de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo por ônibus da capital deve-se ao fato das carteiras estudantis de 2011 perderem a validade hoje, dia 31 de março. A espera para receber o novo documento durou mais de quatro horas. Por causa da demanda, cinco postos da empresa estarão abertos excepcionalmente nesse sábado. 

Alberto LeandroCentrais da NatalCard passaram o dia de ontem lotadas de estudantes para renovar o documentoCentrais da NatalCard passaram o dia de ontem lotadas de estudantes para renovar o documento

A Identidade Estudantil Eletrônica (IEE 2012) é gratuita. O selo da carteira, que garante descontos em cinemas, teatros e outros serviços pode ser solicitada em qualquer um dos onze postos do NatalCard. No entanto, para ter direito à meia-passagem, o estudante precisa adquirir o cartão eletrônico do NatalCard. Somente no posto da Ribeira é possível a retirada do cartão. A primeira via é gratuita, a segunda custa R$ 8,80.

Ontem à tarde, centenas de estudantes tentavam adquirir o documento. O estuante universitário Rafael Oliveira, 17 anos, era um deles. Ele contou que chegou ao local por volta das 10h e só conseguiu sair depois das 14h. "Acho legal que não precisa pagar pela carteira, mas acho um absurdo concentrarem somente aqui no posto da Ribeira a confecção do cartão eletrônico. Poderia ser feito nas outras unidades", disse. A estudante Ana Paula Evangelista, 18 anos, também reclamou. "Eu cheguei às 8h e já tinha muita gente na fila. Fui atendida depois do meio dia. Meu irmão vem amanhã [hoje] e eu só quero ver como vai ser. Vou dizer a ele que venha de cinco horas da manhã".

Os alunos que já possuem o cartão de passagens eletrônicas, o NatalCard Estudante, podem procurar qualquer posto do NatalCard. Segundo Daniel Fernandes, chefe de controle e emissão de carteiras estudantis da secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), os estudantes estão lotando os postos desnecessariamente. "O pessoal está fazendo confusão achando que o cartão eletrônico vai perder a validade. Não é isso. O que perde a validade amanhã [hoje] é somente a carteira de estudante. Quem tem vale eletrônico no cartão pode ficar tranquilo que ele vai servir. Não será cancelado", disse. Fernandes contou ainda que o estudante pode solicitar a IEE 2012 a qualquer momento durante o ano. "A carteira será gratuita independente de quando o aluno solicitar o documento. Não é preciso correria".

A IEE 2012 é válida em todo território nacional, com a autenticação da União Nacional dos Estudantes (UNE) para as universidades e faculdades e União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), para as escolas de 1º e 2º grau. Em Natal, segundo a Semob, existem cerca de 220 mil estudantes. Desse total, 210 mil já foram cadastrados no sistema da secretaria e estão aptos a adquirirem o documento estudantil. "O restante que falta é proveniente de escolas menores, com ensino infantil, que acabam nem solicitando a carteira", disse Daniel.

Documento Estudantil

A carteira de estudante 2011 perde  a validade hoje. No entanto, os passes eletrônicos já comprados podem ser usados normalmente.  O documento estudantil  pode ser solicitado a qualquer momento. 

Veja abaixo quais postos do NatalCard estarão abertos hoje, das 8h às 17h:

Via Direta - Avenida Salgado Filho, 223, loja 913;

Alecrim - Shopping Alecrim, loja 51;

Largo do Teatro Alberto Maranhão Praça Augusto Severo, 23, box 4;

Fundação Augusto Severo - Av. Dr. João Medeiros Filho, 64, Igapó;

Ribeira (Espaço do Estudante) - Avenida Duque de Caxias, 27.

doTN

Nenhum comentário:

Postar um comentário