Gravação mostra Demóstenes Torres usando cargo para ajudar empresário


Senador do Democratas de Goiás, atuou como lobista em favor de chefe do jogo ilegal, segundo interceptações telefônicas feitas pela Polícia Federal.

O senador Demóstenes Torres, do Democratas de Goiás, atuou como lobista em favor de um chefão do jogo ilegal, segundo interceptações telefônicas feitas pela Polícia Federal.
As ligações foram gravadas em 2009, com autorização da justiça. Em um dos trechos, Carlinhos Cachoeira pede que o senador se informe sobre o andamento de um projeto de lei que criminaliza o jogo, mas permite que os estados autorizem loterias. Dois dias depois, Cachoeira recebe o retorno do senador:
Cachoeira: Escuta, aquele negócio que eu pedi procê olhar lá, já checaram lá, aquela lei do Maguito?
Demóstenes: Já checaram a lei do Maguito (.....) Tá na Câmara já no último estágio.
Cachoeira: Pois é, agora, vou dizer, ocê é que tinha que trabalhar isso aí com o Michel. Para por em votação. Porque seria interessantíssimo, né?
O Michel citado por Cachoeira é o vice-presidente da República, Michel Temer, na época presidente da Câmara e Maguito é Maguito Vilela, que foi senador pelo PMDB de Goiás. Cinco dias depois, Demóstenes fala de novo com Cachoeira e é orientado pelo bicheiro a tentar dar andamento ao projeto.
Cachoeira: Oi, doutor.
Demóstenes: Fala, professor. Eu peguei o texto, ontem, da lei para analisar, é aquela que transforma contravenção em crime. Que importância tem a aprovação disso?
Cachoeira: É bom demais, mas aí também regulamenta as estaduais, uai.
Demóstenes: Regulamenta, não. Vou mandar o texto procê. O que está aprovado lá é o seguinte: transforma em crime qualquer jogo que não tenha autorização. Então, inclusive, te pega, né?
Cachoeira: Não, mas essa aí é boa também. É bom fazer isso. Não pega ninguém, não. Pode mandar brasa aí.
O projeto de lei citado por Cachoeira, no entanto, não avançou. O texto está pronto para ser votado, mas sem previsão de entrar na pauta do plenário da Câmara.
O senador Demóstenes Torres, cada vez mais enfraquecido, deve passar o fim de semana em Brasília para analisar as acusações e preparar a defesa dele. Mas, líderes do Democratas já falam em abertura de processo para expulsar o senador do partido.
 Vladimir Netto
Brasília, DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário