Copa vai impulsionar fluxo turístico

Nos últimos anos, notícias sobre a diminuição do fluxo de turistas, principalmente internacionais, se tornaram comum. Acostumado a ser o  segundo destino turístico mais procurado no Nordeste, posto alcançado em 2006, o Rio Grande do Norte caiu para a quarta posição em 2010. Contudo, especialistas no setor vêem oportunidade para melhorar essa estatística e retomar o crescimento no turismo internacional em terras potiguares.

Rodrigo SenaFluxo de turistas estrangeiros em Natal teve queda de 60,4 por cento em consequência da crise que abalou as economias da Europa e EUAFluxo de turistas estrangeiros em Natal teve queda de 60,4 por cento em consequência da crise que abalou as economias da Europa e EUA

Os efeitos do mundial de seleções no turismo potiguar será um dos temas abordados no projeto Motores do Desenvolvimento, realizado pela TRIBUNA DO NORTE, Sistema FIERN, Sistema Fecomercio/RN, UFRN e Governo do Estado do RN, com patrocínio Assembleia Legislativa do RN, Sebrae/RN e Banco Itaú, terá como tema o realização da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O Seminário será realizado no dia 16 de abril, no auditório do Hotel Pestana, na Via Costeira, a às 8 horas. Entre as presenças confirmadas estão o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o representante da Fifa, Fúlvio Danilas, entre outros palestrantes.

Essa chance é a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas, encomendado pelo Ministério do Turismo,  o fluxo de turistas internacionais - em queda desde 2007 - pode dobrar com o evento. A sensação de que há menos estrangeiros no RN é amparada pelos números. Entre 2006 e 2010, o turismo internacional recuou 60,4% no Estado. O estudo da Fundação Getúlio Vargas mostra que o número de turistas estrangeiros subirá para 84.979 durante o  mundial.

Esse é o terceiro menor fluxo previsto entre as 12 cidades-sede do Mundial. A estatística no entanto não é desanimadora. Tomando como base os números de Natal, isso representará um incremento de 82,4% no fluxo de estrangeiros na capital potiguar. Em 2006, período que antecedeu a crise econômica mundial, 117,6 mil estrangeiros entraram no Brasil através do RN. Em 2010, esse número caiu para 46,5 mil. Um dado nesse caso chama a atenção. A crise teve efeitos menores nos estados vizinhos, como Pernambuco e Ceará, concorrentes diretos do Rio Grande do Norte, onde a redução não ultrapassou 16%.

O presidente da Associação Brasileira de Indústria Hoteleira/RN, Habib Chalita, analisando o contexto do mercado de turismo no Estado, ressalta que esse crescimento só será possível com investimentos na estrutura do setor turismo. Mas isso não implica somente a indústria hoteleira, que na perspectiva de Chalita já está bem aparelhada, mas também em outros pontos da cadeia, como entretenimento, museus, entre outros. "Não adianta atrair o turista se ele não sair daqui como uma boa impressão da cidade. O evento, caso não haja investimento, pode acabar trazendo inclusive prejuízos para o mercado natalense", aponta Chalita.

Mesmo com o recuo do fluxo de turistas internacionais no último ano, o Rio Grande do Norte ainda é o estado brasileiro onde o turismo tem maior participação na economia formal. De acordo com estudo realizado pelo Ipea, a participação é de 4,4% - a maior do Brasil. O índice coloca o RN na frente de estados como São Paulo e Rio de Janeiro, maiores portas de entrada de turistas estrangeiros. Esse dado mostra que a economia do Rio Grande do Norte não é tão diversificada quanto a dos outros estados. Em estados com uma 'economia mais complexa', o índice varia entre 2% e 3%. No Ceará, por exemplo, a participação é de 2,3%. 

Oportunidades

De acordo com dados do Sebrae Nacional, 22,7% das 356 oportunidades de negócios geradas pela Copa em Natal, serão abocanhadas pelo setor do comércio/serviços. Dentre as várias áreas relativas a comércio e serviços, o turismo, quando associado a toda uma  cadeia (cultura, artesanato, gastronomia), tem posição de destaque. É o primeiro lugar no ranking, com mais de 30% das oportunidades. Os números fazem parte do Estudo Programa Sebrae 2014: Mapa de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas cidades-sede, encomendado pelo Sebrae Nacional à Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

Em Natal, as oportunidades estão distribuídas em sete segmentos, entre eles, comércio varejista/ serviços, turismo e construção civil. Os segmentos foram eleitos de acordo com a vocação de cada estado. Atualmente, há mais de 60 mil micro e pequenas empresas e mais de 19 mil empreendedores individuais no Rio Grande do Norte. A intenção é incluir o maior número possível de micro e pequenos nos negócios da Copa.

Para conseguir isso, o Sebrae preparou uma série de sugestões para esse público-alvo, como forma de dar competitividade aos negócios. As sugestões estão contidas no Mapa de Oportunidades publicado pela instituição.

Interior tem potencial para o turismo

Um dos pontos destacados por especialistas do setor de turismo é a interiorização. É preciso, segundo essas análises, atrair os turistas para as diversas cidades do interior potiguar com atrativos e potencial turístico. Para isso, o Estado precisa agora executar as ações planejadas ao longo dos últimos anos, começando pela integração dos roteiros turísticos. 

Pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo em 2005 mostrou que a maioria dos 101 roteiros turísticos analisados no país, a maioria foi considerada razoável ou inadequada. O cenário não teve grandes mudanças de lá para cá. O problema não é só a falta de divulgação. Mas também de estrutura. "O turista pode ir ao interior, mas há restaurantes suficientes? As estradas estão boas? O atendimento é qualificado? Tudo isso precisa de planejamento", analisa Habib Chalita, presidente da ABIH/RN.

Além de aprimorar o atendimento, o Estado que quiser se destacar num cenário cada vez mais competitivo terá que apostar em novos mercados e aprimorar sua infraestrutura. O setor ainda depende muito do poder público - cujo nível de investimento é baixo. Fechar parcerias com grandes empresas que não atuam na cadeia do turismo seria uma saída.

Um exemplo de potencial a ser aproveitado é o turismo religioso em Santa Cruz, com a recente construção da estátua de Santa Rita de Cássia. A atração tem movimentado a região e conseguido "chamar" o turista, principalmente o turista regional, de cidades vizinhas, que não precisa ser levado em conta quando se fala em Copa do Mundo. "Milhares de pessoas passam por lá desde a construção da estátua e é preciso investir nisso", encerra Habib Chalita.

Trabalho

Sugestões do Sebrae para melhorias no setor de turismo

1- Qualificação da mão de obra


- Cursos de capacitação.


2 - Acesso a fontes de financiamento para investimentos em infraestrutura, industrialização e adequação ao mercado


- Orientações sobre o acesso ao crédito;


- Melhoria nas condições de financiamento;


- Desburocratização do critério nacional de avaliação de garantias.


3- Planejamento Financeiro:


- Oferecimento de cursos presenciais ou online;


- Oferecimento de consultorias.


4 - Planejamento Logístico:


- Orientações sobre canais de distribuição.


5 - Planejamento Estratégico:


- Oferecimento de cursos, seminários e/ou palestras.

do TN

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