Fidel ironiza boatos de que estaria no leito da morte


Em artigo publicado na edição desta segunda-feira do Granma, jornal oficial do Partido Comunista, o líder cubano ironizou as especulações amplamente divulgadas na semana passada, segundo as quais os médicos que o assistem teriam confirmado morte cerebral do paciente de 86 anos de idade, que há seis entregou o poder ao irmão Raúl Castro. 

"Nem me lembro como é sentir uma dor de cabeça", escreveu Fidel. O artigo é recheado de fotos feitas pelo filho Alex. Elas mostram o ex-presidente usando chapéu de cowboy e camisa xadrez. Para provar que as fotos são recentes, Fidel aparece com a edição de sexta-feira do Granma. 
Fidel Castro classifica os boatos de que estaria em estado de saúde debilitado como mentiras
Até então, as últimas imagens públicas de Castro datam de março deste ano, quando o ex-líder cubano teve um rápido encontro com o Papa Bento 16 durante visita do chefe da Igreja Católica à ilha comunista. 

No artigo, ele critica a imprensa ocidental, especialmente o jornal espanhol ABC, que noticiou o agravamento de saúde do líder cubano e explica a razão de ter  parado de escrever a coluna "Reflexões", em que comenta assuntos recentes. "Parei de publicá-las porque não era mais meu papel tomar páginas da imprensa que são necessárias para outros trabalhos que o país precisa". 

Fidel Castro liderou a revolução cubana que derrubou o ditador Fulgêncio Batista e comandou o país de 1959 a 2006 quando se retirou de cena, entregando o poder ao irmão Raúl Castro. 

Raúl promoveu uma série de reformas, a última delas anunciada na semana passada, acaba com a exigência do visto de saída para viagens externas, assim como a apresentação de carta convite do país para onde o cidadão cubano deseja viajar.
TN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário