INFORME URGENTE PARA A DIREITA REACIONÁRIA, FASCISTA E PRECONCEITUOSA: ENEM 2011 - COTISTAS TÊM NOTA SUPERIOR À MÉDIA DA ESCOLA PRIVADA.


Caso a determinação de destinar 12,5% das vagas em universidades federais para as cotas sociais já estivesse valendo em 2011, a elite do ensino público teria nota média maior no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do que os estudantes de escolas particulares, segundo análise feita nesta quinta-feira pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. A destinação de parte das vagas em instituições públicas de ensino superior para quem cursou todo o ensino médio em escolas públicas foi aprovada este ano no Congresso. 

"Se pegarmos os 12,5% melhores das escolas públicas que fizeram o Enem em 2011, temos um desempenho médio de 630 pontos, bem superior à média da rede privada, que é de 569,2 pontos. O topo da rede pública é muito melhor que a média do setor privado. Temos muita segurança de que os melhores da rede pública terão bom desempenho nas universidades, especialmente os 12,5% que é o corte que me interessa para saber como será o desempenho dos cotistas do ano que vem", afirmou Mercadante.

Em quatro anos, a reserva de vagas nas instituições públicas federais deve subir para 50%. "A dificuldade começa a crescer à medida que aumentamos a cota. Temos um desafio que é melhorar a qualidade do ensino médio para garantir que os alunos de escolas públicas tenham pleno desempenho nas universidades que vão participar", disse o ministro.

Para evitar a evasão das universidades por conta de possíveis defasagens no ensino, o MEC vai montar um programa específico nas instituições. Entre as ações previstas, estão núcleo de apoio aos cotistas, tutorias e concessão de bolsa de estudo por permanência para alunos de baixa renda terão bolsa de estudo de permanência.

Enem 2011
O desempenho das escolas na edição de 2011 do Enem foi divulgado nesta quinta-feira e pode ser consultado no site do MEC. Segundo o levantamento, das pouco mais de 10 mil escolas analisadas, 47,62% eram privadas. A maior dos estudantes que prestaram o exame (83,86%) tem renda familiar per capita entre um e cinco salários mínimos (de R$ 622,00 a R$ 3,1 mil).

De acordo com o MEC, a média das escolas privadas ficou em 596,2 pontos. Já as escolas da rede pública alcançaram 474,2 pontos. Entre as 100 primeiras colocadas no levantamento, apenas dez são públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário