Prefeito de Natal pede apoio à bancada federal para obras de mobilidade


O prefeito de Natal Paulinho Freire recebeu em reunião, na manhã desta sexta-feira (9), os deputados federais Henrique Alves (PMDB) e Fátima Bezerra (PT) para pedir apoio à bancada federal no Congresso para dar continuidade às obras de mobilidade urbana para a Copa de 2014. Segundo o chefe do executivo municipal, o objetivo do encontro é buscar ajuda para que a prefeitura cumpra os prazos exigidos pelo Ministério das Cidades para as obras da Copa. "Natal não poderá ser penalizada. Vamos garantir que as obras aconteçam", ressaltou.
 
O prefeito Paulinho Freire (centro) reuniu-se com os deputados Fátima Bezerra (dir.) e Henrique Alves (esq.) para pedir apoio para obras de mobilidade urbana para a Copa de 2014 (Paulo de Sousa/DN/D.A.Press)
O prefeito Paulinho Freire (centro) reuniu-se com os deputados Fátima Bezerra (dir.) e Henrique Alves (esq.) para pedir apoio para obras de mobilidade urbana para a Copa de 2014
 
Após uma breve conversa com o prefeito, Fátima Bezerra disse ter ouvido do chefe do executivo um relato preocupante da situação do município. "Ele mesmo chamou de colapso administrativo", comenta a deputada. Segundo ela, o quadro apresentado por Paulinho Freire é "muito pior do que se imaginava. Ele disse que a cada dia tem encontrado um problema mais grave que o outro".

Entre as ações de apoio à prefeitura do Natal, diante dessa situação, Fátima Bezerra alegou ter conseguido articular uma reunião com o Ministro das Cidades, Aguinaldo Silva, para mostrar o panorama de como estão as obras de mobilidade urbana para a Copa de 2014. Tal encontro deve acontecer na próxima quarta-feira (14).

A deputada federal afirmou ainda ter conseguido que acontecesse uma reunião com o prefeito eleito Carlos Eduardo (PDT) e a Ministra do Planejamento Miriam Belchior, em Brasília (DF), na última terça-feira (6). Desse encontro foi formado um grupo de gestão integrado, que está sendo chamado de "força tarefa", para avaliar a situação das obras de mobilidade da Copa. Tal comissão é formada pelas superintendências da Caixa Ecônomica Federal potiguar e nacional, representantes do Ministério do Planejamento e a equipe de transição do prefeito eleito.

Esse grupo, de acordo com Fátima Bezerra, vai começar a se reunir a partir da próxima segunda-feira (12) em Natal para fazer uma análise de como estão sendo encaminhadas as obras da Copa de 2014 na capital potiguar. Esse panorama deve ser elaborado e entregue à ministra Miriam Belchior em uma nova reunião com Carlos Eduardo dentro de 15 dias.

Já o deputado Henrique Alves destacou que, mesmo diante da situação caótica em que se encontra o município de Natal, a cidade não pode perder o maior legado da Copa de 2014, que são as obras de mobilidade. "Foi muito difícil Natal conseguir trazer a Copa e não vamos deixar que ela perca o legado". Ele garantiu que não serão os problemas técnicos que irão impedir que a prefeitura perca os prazos exigidos pelo Ministério das Cidades. "Pedi ao prefeito Paulinho Freire que vá à Brasília na próxima segunda-feira e que ele faça isso nas próximas semanas para rodarmos os ministérios afim de conseguir o que for necessário para cumprir esses prazos".

Henrique Alves afirmou ainda poder falar em nome de toda a bancada federal que haverá um esforço deles para trazer os recursos para as obras de mobilidade.
 do DN Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário