TVPT Entrevista: Jefferson Lima destaca avanços conquistados pela Juventude do PT


Jefferson Lima, secretário nacional de Juventude do PT (Foto: Richard Casas/PT)

Titular da JPT fala sobre conquistas internas e a participação da militância jovem nas eleições


A Juventude do PT (JPT) conquistou, no IV Congresso do partido, a reserva de 20% dos cargos de direção. Para o secretário nacional da Juventude, Jefferson Lima, esta vitória foi significativa e está em sintonia com a concepção de um partido de massas, aberto à filiação de jovens com a mesma linha de pensamento.
“Foi uma vitória muito significativa para toda a nossa juventude, que sempre lutou por isso, para que a gente conseguisse ter de fato a juventude do PT participando cada vez mais dos espaços da direção do partido. A gente sabe que tem muita dificuldade hoje ainda, essas cotas vão valer agora para o próximo PED”, afirmou o secretário ressaltando ainda que as cotas foram aprovadas por unanimidade, com a mobilização ampla da juventude do PT.
Jefferson Lima destacou também a participação da juventude nas decisões partidárias e nas campanhas eleitorais. Entre as decisões tomadas pela secretaria da juventude está a descentralização que, segundo Lima, contribui muito para o resultado das eleições municipais.
“Decidimos descentralizar e municipalizar cada vez a juventude do partido dos trabalhadores com o objetivo de atingir e dialogar com a juventude brasileira e com todos os problemas e todas as especificidades da nossa juventude. Chegamos no processo da eleição com esse objetivo de fortalecer, de ajudar o nosso partido a crescer cada vez mais, mas acima de tudo potencializar, construir e ajudar essas candidaturas de juventude. Dobramos o número de prefeitos, elegemos 17 prefeitos jovens, 34% dos candidatos que foram prefeitos, são 17 o resultado da nossa juventude, aumentamos em mais de 60 vereadores no ano de 2012”, declarou .
Na avaliação de Jefferson Lima a descentralização das ações foi decisiva no pleito de 2012, uma vez que a juventude pode defender suas necessidades de maneira diferenciada e de acordo com a realidade de cada município.
“Então isso foi um resultado muito amplo, um resultado muito vitorioso. A juventude do PT chamou a responsabilidade para si, colocou a bandeira da política da juventude como prioridade nas candidaturas, não só da juventude, mas nas candidaturas do PT. Nós conseguimos levar o pacto pela juventude, conseguimos fazer um amplo acesso de mobilização. Toda a direção nacional e diálogo com as direções municipais e dos estados foi que deu esse resultado muito significativo”, disse.
Para Jefferson Lima os resultados em estados como Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Rio Grande dos Sul são exemplos de que o partido está no caminho certo ao dar a juventude uma cota de 20% dos acentos nas diretorias do partido.
(Ricardo Weg e Neide Freitas – Portal do PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário