Carnatal: interdição de ruas será a partir das 14h


Está quase tudo pronto para o Carnatal 2012. Os últimos detalhes estão sendo organizados para receber um público de um milhão de pessoas  durante os quatro dias do evento que começa na quinta (06) e vai até o domingo (09). A estrutura de camarotes e arquibancadas está sendo montada, a parte de trânsito já foi definida e hoje a Polícia Militar divulga o esquema de segurança para a festa. "Estamos fazendo a finalização da estrutura, colocação de lonas, teste de iluminação. Na quarta-feira já estará tudo pronto porque será feita a fiscalização do Corpo dos Bombeiros", disse a coordenadora de Produção do evento, Iraci Azevedo. A estrutura contará com 80 camarotes e, diferente do ano passado, duas alas de arquibancadas com capacidade para duas mil pessoas. 

Trânsito

A Secretária Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) montou uma operação especial para o Carnatal 2012. Mais de 100 servidores entre agentes de trânsito, fiscais de transporte e pessoal de apoio, além de batedores e viaturas vão trabalhar durante os dias de folia.
Júnior SantosEstrutura do Corredor da Folia está praticamente concluída
Estrutura do Corredor da Folia está praticamente concluída

para disciplinar o trânsito e garantir a segurança dos foliões nas vias durante os quatro dias de folia do maior carnaval fora de época do país. A secretaria contar ainda com o auxílio das câmeras instalada nas vias próximas ao corredor da folia para monitorar o fluxo de veículo. 

A operação começará na quinta-feira (06) a partir das 14h, e envolve toda região do Corredor da Folia e áreas próximas ao evento, no bairro de Lagoa Nova. As avenidas Prudente de Morais e a Romualdo Galvão serão fechadas para o trânsito a partir do cruzamento com a  Nascimento de Castro. O motorista que dirige do Centro com destino aos bairros de Candelária, Cidade Satélite e região, por exemplo, deve utilizar a Jaguarari.

Já quem se desloca no sentido centro-região Sul terá a opção da Hermes da Fonseca, Salgado Filho e BR 101. Se preferir, o motorista poderá usar também a Via Costeira. Já quem dirige no sentido Prudente de Morais, saindo de Candelária, deve acessar a avenida Capitão-Mor Gouveia e Jaguarari com destino a região central da cidade.

Com as intervenções, as linhas de ônibus e opcionais que utilizam a região do evento sofrerão alterações. Nesta terça-feira a Semob se reúne com representantes do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Natal (Seturn) para definir quantidade de ônibus e o horário de circulação. "Vamos pedir a ampliação da quantidade de ônibus, bem como   do horário de circulação da frota.  O serviço de táxi  irá operar 24 horas por dia durante os quatros dias da festa. A Semob recomenda ao folião que evite se dirigir ao local de carro particular e priorize o uso do sistema de transporte público da cidade. É mais seguro para ele e para os outros", disse Kennedy Diniz, diretor de Trânsito da Semob. A Semob vai disponibilizar  o telefone 3232.9147 para ocorrências no trânsito durante todo o período de Carnatal. 

Justiça faz recomendações aos pais

Os pais e responsáveis de crianças e adolescentes que pretendem pular o Carnatal devem ficar atentos a recomendação da Justiça quanto a participação deles no evento.

O adolescente com idade entre 12 e 16 anos incompletos, poderá participar, desacompanhado, nos blocos de adultos, desde que autorizado pelos pais ou responsável, devendo portar o documento de autorização durante o evento. Na autorização deve constar, obrigatoriamente, o nome dos pais/responsáveis, o endereço e o telefone. 

O adolescente com idade a partir dos 16 anos poderá participar do evento, independentemente de estar acompanhado ou autorizado pelos pais ou responsável.

É proibida a participação de crianças em desfiles de blocos de adolescentes e adultos, mesmo que elas estejam acompanhadas pelos pais, responsável, parente ou acompanhante. A vedação inclui crianças em carrinhos de bebês, nos ombros ou qualquer outro meio similar.

A proibição vale também para a participação de crianças e de adolescentes, dançando, em cima dos carros das bandas e de apoio, quando estes não oferecerem a segurança necessária a essas pessoas. As crianças só poderão subir e permanecer nos carros de apoio dos blocos e dos trios elétricos se estiverem acompanhadas pelo pai, mãe, responsável ou parente.
Nas arquibancadas e nos camarotes abertos ao público em geral, as crianças e os adolescentes (entre 12 e 16 anos incompletos), deverão estar acompanhados pelos pais, responsável, parente, acompanhante ou qualquer um deles, ficando livre o acesso do adolescente acima de 16 anos de idade.

Nos camarotes temáticos -que ofereçam serviços de boates ou congêneres - tanto dentro quanto fora do corredor da folia -  só será permitida a entrada e a permanência de crianças ou de adolescentes se estiverem devidamente acompanhados pelo pai, mãe ou responsável.

da TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário