Exército, Marinha e CBTU cedem máquinas para limpeza de Natal


Lixo se acumula na frente do Complexo Penal João Chaves, na Zona Norte de Natal (Foto: Caroline Holder/G1)
Com ares de operação de guerra, a Prefeitura de Natal anunciou na tarde desta sexta-feira (30), a força-tarefa 'Limpa Natal'. Através de parcerias com o Exército, Marinha, Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Ministério Público Estadual, Governo do Estado e Federação do Comércio (Fecomércio RN), o Executivo Municipal estima limpar toda a cidade até o final deste mês de dezembro.
Natal enfrenta uma série crise administrativa que refletiu no caos na Saúde pública municipal, cujo estado de calamidade foi decretado no início desta semana. Na limpeza urbana, as dívidas acumuladas pela Urbana giram em torno de R$ 200 milhões. Há, ainda, o encerramento do ano letivo da rede municipal de Educação antes do prazo legal, em decorrência da falta de recursos para o pagamento de professores e pessoal de apoio contratados.
Os detalhes da OperaçãoNo lançamento da operação, o chefe do executivo municipal, Paulinho Freire, aproveitou a oportunidade para fazer uma convocação da população natalense. “O principal ator deste trabalho não são os entes envolvidos, mas a população que precisa se conscientizar e contribuir não colocando lixo nos canteiros. Conclamo os natalenses a participarem do mutirão e entregar uma cidade limpa para próxima gestão”, requisitou o prefeito.
Os detalhes da 'Operação Limpa Natal' foram apresentados pelo presidente da Urbana, João Bastos. “Vamos fazer um trabalho intensificado nas principais vias das quatro regiões administrativas de Natal. De segunda a sexta-feiras faremos o serviço de varrição, capinação e pintura de meios fios e aos sábados e domingos retirada de entulho e poda com máquinas e equipamentos da Urbana, Marinha, Exército, CBTU, DER e demais parceiros”, explicou.
Em paralelo ao mutirão dos finais de semana, os serviços de limpeza de canteiros e terrenos baldios, serão executados normalmente de forma de manter a cidade limpa após a passagem de cada etapa do mutirão.
O começo
Neste sábado (1º) e domingo (2), as equipes serão distribuídas nos bairros de Mãe Luiza, Rocas, Santos Reis, Praia do Meio, Ribeira, Centro, Petrópolis, Tirol, Barro Vermelho, Alecrim, Lagoa Seca, Quintas e Bairro Nordeste. Ao todo, 150 garis serão deslocados para atuar na Operação, que atenderá a um calendário que alcançará as zonas Leste, Norte, Oeste e Sul até o final de dezembro.
No vídeo acima, o diretor de Operações da Urbana, Márcio Ataliba, detalha como foi o primeiro dia da 'Operação Limpa Natal' neste sábado (1º).
Parceria
Governo do Estado e Prefeitura de Natal firmaram uma parceria para viabilização da força-tarefa de limpeza da cidade. A governadora Rosalba Ciarlini destacou o momento de parceria entre os poderes. “O que vale neste momento é o espírito de união por Natal. Temos que manter a cidade limpa sempre, principalmente neste mês de dezembro que marca o final do ano, as festividades natalinas. Vamos interagir com a Prefeitura do Natal em tudo que for preciso em relação a este trabalho, mas também em outras áreas que sejam necessárias”, ressaltou.
O Executivo Estadual afirmou que irá financiar parte da Operação. Não detalhou, entretanto, quanto e como o fará. Disponibilizará, ainda, uma estrutura de 10 caçambas e duas máquinas que serão cedidas pelo Departamento de Estradas de Rodagens (DER RN), enquanto as forças armadas cederão duas máquinas, seis caçambas e um ônibus para o transporte dos garis para os locais do mutirão.
Do G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário