Obra do parque será retomada

A principal obra do arquiteto Oscar Niemeyer em Natal - o Parque da Cidade - será retomada na próxima administração. A garantia foi dada ontem pelo prefeito eleito Carlos Eduardo, que divulgou nota lamentando a morte do autor do projeto e o abandono da obra, inaugurada parcialmente no dia 21 de junho de 2008, quatro meses antes da vitória de Micarla de Souza, que a sucedeu na Prefeitura.  "Iremos recuperar e voltar a entregar para que a população possa novamente desfrutar do espaço e para que a obra do grande arquiteto possa ser apreciada pelos natalenses", disse ele.
João Maria AlvesParque da Cidade, construído em 2008, é alvo de uma polêmica política que se arrasta desde a posse da prefeita Micarla de SousaParque da Cidade, construído em 2008, é alvo de uma polêmica política que se arrasta desde a posse da prefeita Micarla de Sousa

Além do Parque da Cidade, Oscar Niemeyer produziu pelo menos mais cinco projetos no Rio Grande do Norte. Alguns deles nunca saíram do papel, outros, estão abandonados. 

De acordo com a  Fundação Oscar Niemeyer, entre os projetos pensando para o RN, mas que nunca foram executados, estão a sede do ABC Futebol Clube, o Costeira Palace Hotel e a sede da Álcali do Rio Grande do Norte (Alcanorte).

Além destes, o escritório de Niemeyer foi responsável pelos projetos do "Monumento Marco de Touros", na cidade de Touros-RN, no ano de 1998; e o "Presépio de Natal", em Natal-RN, também no ano de 1998. A sede do ABC chegou a ser construída, mas não seguindo o modelo apresentado pelo arquiteto. No local do empreendimento, hoje, funciona o shopping CCAB Norte. Era o ano de 1976 e o ABC planejava ter um espaço mais largos num ambiente moderno e amplo.

O Costeira Palace Hotel, que seria construído às margens do mar da praia de Areia Preta, também não foi construído. De acordo com uma fonte ouvida pela TRIBUNA DO NORTE, Oscar Niemeyer veio a Natal no ano de 1980 tratar sobre o projeto juntamente com um empresário. A viagem, de São Paulo à capital do RN, foi feita via terrestre, já que o arquiteto tinha medo de viajar de avião. O projeto foi esquecido e, no local, não há nenhuma construção. Segundo informações obtidas pela reportagem, o projeto encontra-se em São Paulo, com familiares do empresário responsável pelo empreendimento.

Entre os projetos de autoria do arquiteto em terras potiguares, o de maior destaque é o Parque da Cidade. Atualmente, as obras de reforma do local estão sem data para a conclusão. No ano passado, houve uma rescisão do contrato entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e a empresa Estrutural Edificações e Projetos, segunda empresa que tocava o projeto. O parque fica localizado entre os bairros da Candelária, Cidade Nova e Pitimbu foi inaugurado em junho de 2008, faltando complementos. O mirante, principal atração turística do parque, precisa de reparos. Os elevadores foram retirados no início do ano passado e não foram substituídos. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), o projeto precisa de R$ 2 milhões para ser finalizado.

O Parque Dom Nivaldo Monte ocupa uma área de 64 hectares. Foi  inaugurado em duas etapas: em 21 de junho de 2008, foram abertos ao público o auditório de eventos, a biblioteca, a praça de eventos, o passeio e a escola ambiental. Em novembro seguinte, no dia 14, foi a vez do Memorial da Cidade.  A estrutura abrange dois estacionamentos (Leste-Oeste), cinco trilhas pavimentadas (6,5 km), quatro baterias de banheiros, biblioteca, auditório, centro de educação ambiental, um monumento com doze andares, constituindo o memorial da cidade e mirantes.
da TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário