RMS registra queda na taxa de desemprego no mês de novembro


Sala de espera do Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) de Campinas (Foto: Reprodução EPTV)
A Região Metropolitana de Salvador (RMS) registrou, no mês de novembro, uma queda na taxa de desemprego. De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (20) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), o índice passou de 18,6%, para 17,2%.
Os dados foram revelados na Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) que indicou que no mês de novembro, o contingente de desempregados foi estimado em 325 mil pessoas, 26 mil a menos que no mês anterior. De acordo com a pesquisa o resultado deve-se a criação de 26 mil postos de trabalho, elevando o contingente de ocupados para 1.562 mil pessoas.
Entre as principais atividades econômicas que cresceram estão os Serviços (19 mil ou 2,0%) e Construção (11 mil ou 8,0%). A pesquisa indica ainda  que a Indústria de transformação apresentou decréscimo (1 mil ou 0,8%), e o Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas não variou.
Assalariados
A pesquisa indica também que ocontingente de trabalhadores assalariados aumentou em relação ao mês anterior (31 mil ou 3,0%). Houve acréscimo no setor privado (27 mil ou 3,1%) e no setor público (6 mil ou 3,8%). Já no setor privado houve um crescimento no contingente de trabalhadores com carteira assinada (25 mil ou 3,4%) e registrou-se um aumento no contingente de empregados domésticos (4 mil ou 3,3%). Já entre os trabalhadores autônomos houve uma redução de 2 mil empregados.
Do G1 BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário