Um amor no paraíso


À beira-mar e cercada por dunas, a fictícia Vila dos Ventos é um lugar perfeito que serve como cenário para o triângulo amoroso formado pelo piloto de caça Cassiano, seu amigo de infância Alberto e a bugueira Ester. Em uma isolada cabana, entre um mergulho e outro, os mocinhos da trama vividos por Henri Castelli (Cassiano) e Grazi Massafera (Ester) trocam olhares apaixonados, beijos e juras de amor eterno. Nada pode atrapalhar a relação dos dois ali naquele momento, muito menos a equipe do VIVER que acompanhou um dia de gravação da novela "Flor do Caribe", em Pipa, no último dia 4 de dezembro. O trio se fecha com o personagem interpretado pelo ator Igor Rickli (Alberto). Cerca de 40 pessoas trabalhavam no set para garantir o 'padrão Globo', entre direção, produção, câmeras, maquiadores, cenógrafos e assistentes.
João Maria AlvesHistória se passa em cidade litorânea que ficará a 100km de Natal, com imagens de Pipa, Jenipabu, Baía formosa, Dunas do Rosado e base aérea
História se passa em cidade litorânea que ficará a 100km de Natal, com imagens de Pipa, Jenipabu, Baía formosa, Dunas do Rosado e base aérea

A praia de Pipa será a praia da cenográfica de Vila dos Ventos, epicentro da trama. O lugar fica a cerca de 100 km de Natal, encravada entre o mar e as dunas do Rosado (logo atrás) e de Jenipabu à direita. "Concentramos todas essas paisagens maravilhosas em um único lugar", adiantou o diretor Jaime Monjardim. Ele gravou quatro cenas durante todo o dia de trabalho, que começa cedo às 7h e segue até as 17h. 

Luz, câmera... mas ação mesmo só depois de afinar a iluminação e o enquadramento com a ajuda de dois figurantes que fazem as vezes de Grazi e Henri - os atores retocam a maquiagem e bebem água no camarim. "Tudo tem que funcionar como um relógio, estamos com tudo dentro do cronograma", adiantou o diretor.

Ao todo cerca de 100 pessoas vieram do Rio de Janeiro para dar suporte à produção aqui no RN. "Há pessoas trabalhando em outras frentes, para agilizar o processo quando formos gravar em outro lugar. Isso sem contar com produção e elenco local", explicou Júlia Bastos, da Central Globo de Comunicação. Júlia foi o 'passaporte' para o acesso às gravações. Era ela que determinava o que podia e o que não podia fotografar; a hora de ir ou vir; pedia silêncio total: "Aqui só é permitido o barulho do mar", avisou, antes de conduzir a reportagem da TRIBUNA DO NORTE e da revista Contigo! (os únicos veículos que acompanharam as gravações) até o local das gravações.
João Maria AlvesNuma cabana na Praia do Amor, o beijo de Cassiano e Ester
Numa cabana na Praia do Amor, o beijo de Cassiano e Ester

Cada detalhe era devidamente monitorados para que nada saísse do 'padrão Globo'. "Esse cuidado evita interferências e desconcentração do elenco e da equipe", esclarece Júlia. 

Todas as imagens do RN, inseridas ao longo dos seis meses que a novela permanecerá no ar (duração prevista), serão filmadas até o próximo dia 21 de dezembro - o restante será produzido em uma cidade cenográfica nos estúdios do Projac no Rio de Janeiro. A cabana está sendo reproduzida exatamente como está em Pipa.

Segunda vez de Henri Castelli

Elenco e equipe começaram os trabalhos pela Base Aérea de Natal, depois gravaram nas Dunas do Rosado, Baia Formosa e Pipa, esta semana estão rodando cenas em Jenipabu, depois seguem para Currais Novos, onde filmam na mina Brejuí, e terminam registrando paisagens em Natal, lá pelo dia 20, na Fortaleza dos Reis Magos. "Mas não será uma novela passada em Natal e sim próximo a cidade", disse Monjardim.  
Diferente de outras produções que já aportaram no RN, desta vez tudo foi viabilizado pela Globo: hospedagem, alimentação, transporte, segurança. "As locações e cenários foram escolhidos perto de pontos de apoio, para facilitar nosso trabalho", disse Júlia, lembrando que todos os locais que serviram como locação já haviam sido mapeados pelo diretor e autor há pelo menos três meses. O Governo do RN e Prefeituras locais dão apoio apenas logístico e de segurança - 16 seguranças particulares e um destacamento da Polícia Militar garantiam a privacidade da equipe dos olhares curiosos de turistas e moradores. 

Já o elenco, completamente familiarizado com a cidade, está tirando de letra toda a produção de "Flor do Caribe": "Essa é a segunda vez que faço um piloto (o primeiro foi em 'Um anjo caiu do céu', de 2001) então guardei bastante coisa daquela época. Já tinha voado e me lembro da linguagem utilizada pelos pilotos, o comportamento deles", disse o galã Henri Castelli. Já Grazi Massafera estava preocupada com o sotaque. "Foi a primeira pergunta que fiz. Mas ficou definido que os protagonistas terão um sotaque mais neutro". (coloborou com a reportagem: Cinthia Lopes).

Escolha do cenário foi feita por Walter Negrão

O clima tropical que domina a paisagem de "Flor do Caribe" é totalmente ambientado no Rio Grande do Norte, onde elenco, direção e equipe técnica gravam as primeiras cenas desde o dia 12 de novembro. A intenção do autor Walter Negrão e do diretor Jaime Monjardim é repetir o êxito da também praiana "Tropicaliente" exibida em 1994 - também escrita por Negrão.
joão maria alvesO diretor Jaime Monjardim: Ainda há previsão de voltar mais duas vezes
O diretor Jaime Monjardim: Ainda há previsão de voltar mais duas vezes

"A novela se passa 100% no RN. As tomadas externas de Vila dos Ventos são aqui, mas grande parte das gravações vamos fazer lá no (estúdio) Projac no Rio de Janeiro, que será totalmente ambientado", disse Jaime Monjardim. O diretor contou que o conceito plástico juntou todos os lugares mais bonitos do Estado em um só lugar.

Monjardim adiantou que, ao longo da novela, "ainda há previsão de voltar ao RN pelo menos mais duas vezes". Ele disse que os personagens de Ailton Graça e Juca de Oliveira (pai de Ester/Grazi) serão gravados já nesta primeira fase. O fhash back (anos 40) será do personagem de Juca quando criança. 

A escolha do cenário foi feita pelo autor Walter Negrão. "Ela já havia feito 'Tropicaliente' no Ceará, e como a Globo estava carente de uma novela de praia ele pesquisou o RN. Aqui tem todas as belezas naturais que ele estava procurando". O diretor informou que há uma dificuldade natural quando grava fora do Rio. "Mas já estamos acostumados, somos escolhidos justamente pelo nível técnico, são todos profissionais que estão há muitos anos trabalhado em novelas e minisséries, e não abrimos mão disso".

O galã piloto e a bela bugueira

A sensibilidade do microfone utilizado para captar as falas dos atores era tanta que, apesar da proximidade, não se ouvia nada durante as gravações - só as orientações do diretor Jaime Monjardim, que comandava a performance dos atores e acertava o enquadramento da câmera com o diretor de fotografia. Passada a expectativa em torno das filmagens, ficou acertado que Henri Castelli e Grazi Massafera conversariam com a imprensa logo após o almoço. Simpática, Grazi cumpriu o combinado; Henri preferiu aguardar o final das gravações já perto do pôr do sol.

"Fiquei muito feliz quando soube que íamos sair de dentro do Projac (estúdio no Rio de Janeiro)", principalmente por vir pra cá", disse Grazi quebrando o gelo. A atriz comentou a temperatura da água "quentinha", bem diferente das correntes geladas que caracterizam as praias cariocas, e se mostrou disposta para encarar o primeiro trabalho. "É muito especial voltar a trabalhar com o Jaime (Monjardim), que foi o primeiro diretor a acreditar no meu potencial", comemora. Este é o segundo projeto do Walter Negrão que ela participa: "A primeira novela foi "Desejo Proibido", em 2007, e gosto dos textos dele por permitir que o ator também crie".

Com a filha nas filmagens

Antes de saber que iria fazer a novela, Grazi e o marido-ator Cauã Reymond haviam planejado férias no Havaí. "Quando soubemos que não ia dar tempo, fomos para Fernando de Noronha: lá ele poderia surfar e eu me preparar para viver a Ester. Assisti alguns filmes que o Jaime (Monjardim) indicou como referência, peguei um bugue para ir me acostumando com o carro e jantei na casa de pescadores para ir entrando no clima. Busquei um tratamento natural", lembrou.

Apesar de interpretar uma bugueira, ela ainda não dirigiu nas dunas, mas tem consciência do desafio. "Sei que é bem diferente de Noronha, lá a areia é dura. É um carro forte, tive cãibra no começo, mas nos 15 dias que passei dirigindo na ilha me acostumei. Não tenho noção de como é dirigir nas dunas, falta prática, mas vou dar show [risos], vai ser um festival de atolar o bugue na areia, tudo com emoção", diverte-se. Sobre a sombra do Big Brother, afirmou que "não tenho que provar nada pra ninguém, o que importa é curtir meu trabalho e se for bem feito vou continuar sendo chamada. O tempo vai mostrando, não tenho pressa nem preconceito com isso".

Para 'garantir' a sanidade, Grazi trouxe a filha Sofia de seis meses para o RN. "É  bem difícil ficar longe dela, agora consigo entender as mães o quanto dói, o quanto enlouquece. Agora minha casa é onde ela está", confessou. A atriz trouxe uma babá para dar apoio.

"Cassiano é um papel intenso", disse Henri Catelli

Em "Flor do Caribe" Henri Castelli encarna seu segundo piloto de caças. "Tinha noção, mas foi muito importante a vivência aqui na Base Aérea para conhecer o comportamento a rotina. Considero esses pilotos aventureiros profissionais e o Cassiano é um deles", disse o ator, que também trouxe o filho com a modelo Isabeli Fontana para passar uma temporada na praia. "Ele foi embora hoje (dia 4 de dezembro)", contou.
João Maria AlvesCastelli: Considero os pilotos aventureiros profissionais
Castelli: Considero os pilotos aventureiros profissionais

Quanto à responsabilidade de fazer um protagonista, e sobretudo corresponder as expectativas de participar de uma novela com perfil praiano após quase duas décadas de "Tropicaliente", ele encara com tranqüilidade. "Todo trabalho é um desafio, cada um diferente do outro. O Cassiano é um papel grande, o personagem tem uma história de vida bem dura, muita coisa acontece com ele, vai descobrir que tem um filho, depois vai ter que buscar o amor desse filho. Buscar o amor da mãe e da própria vida também. É um trabalho intenso".

Henri Castelli tem certa relação com Natal, o ator tem primos e amigos que moram aqui no RN. "Adoro o Estado, conheço Natal e as praias, é um lugar lindo que sempre indiquei pras pessoas conhecerem. Quando fiquei sabendo que a novela viria pra cá foi uma surpresa muito boa. Já estive aqui com o minha peça de teatro ('Meu ex-Imaginário')". "Flor do Caribe" é a quarta produção seguida que participa: em 2009 faz "Caras & Bocas"; emendou com a série "Na forma da Lei (2010), depois "O Astro" (2011) e "Gabriela" (2012). "Planos para 2013? Primeiro acabar a novela, tirar 20 dias de férias e voltar com temporada da peça de teatro até dezembro". Questionado se iria para o Carnatal, fez mistério: "Sem planos, só se rolar um convite muito especial". O ator acabou curtindo a micareta no camarote de um dos patrocinadores do evento - vide fotos postadas nas redes sociais.
da TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário