Várzea/RN comemora seus 53 anos de História, 1959 – 2012


Do VNT
Missa solene será realizada na Igraja Matriz – Várzea/RN
Histórico do Município de Várzea, sua origem e ocupação.
Em terras banhadas pelo Rio Jacu, e seus afluentes o Rio Joca e o Riacho Várzea começaram a sugir , no final do século XIX, os primeiros sinais de um povoamento. Agricultores motrivados pelo crescimento da atividade agricola e pecuária no município sede de Goianinha, decidiram buscar novas terras para o trabalho. Em busca por novos territórios chegou à região situada nas proximidades do Riacho Várzea no início do século XX, dando início a exploração da área com a instalação de fazendas, sítios e moradias.
Era o início da comunidade de Várzea, fundada por Ângelo Bezerra, nascendo forte, impulsionada pela prosperidade na agricultura e pelo bom desempenho na pecuária. Durante toda a metade do século, o povoado, pertencente ao município de Goianinha, manteve um crescimento gradativo, baseado nas atividades do campo.
Apesar de ter passado a condição de municípío apenas em 1959, Várzea já existia desde o século passado na condição de vila, pertecendo ao Município de Goianinha. Ângelo Bezerra, um paraibano comerciante e fazendeiro é considerado o fundador por ter sido o primeiro morador de nosso município. Aqui muitos outros foram chegando, em sua maioria paraibanos, atraídos pela boa qualidade de terra, deram início as primeiras edificações do município. Seus primeiros moradores foram os Senhores Minervino, Genésio Coelho, José Anacleto e Ângelo Bezerra.
Em 1959, Várzea conquistou sua emancipação política, mais precisamente em 20 de dezembor de 1959Lei de nº 2.586, desmenbrando-se do município de Goianinha Rio Grande do Norte. (sintese da monografia de Beto Bello)
Clique para vê algumas imagens da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário