Palhaço Bolachinha relata a sua trajetória como Palhaço ao Blog

Em Entrevista no dia de ontem ao Blog, o Palhaço Bolachinha relata a sua trajetória de 30 anos na carreira de Palhaço, e diz coisas emocionantes, a sobrevivência do circo Guarani que já percorreu todo o Rio Grande do Norte. 
Bolachinha o que foi que incentivou você se tornar um Palhaço, você vem de família Artística em Circo?

Olha, com oito anos de idade eu fugi da casa dos meus pais para um Circo que chamava o mesmo nome do meu 'Guarani', e neste circo trabalhei quase 20 anos como palhaço nunca ninguém mim ensinou nada na área de circo, todas as criatividades que eu faço foi eu quem criei e até hoje vem dando certo.

Esse nome Bolachinha vem de quê, é apelido seu colocado por algum parente?

Não, o nome Bolachinha foi eu que criei, quando iniciei na vida de palhaço coloquei 2 nomes que nunca fizeram sucessos, e um dia eu chegando em uma mercearia para comprar bolacha eu senti que era um nome conhecido, porque todos que vão em uma padaria procura por bolacha ou pão, e ai eu passei a me chamar bolachinha que hoje é um nome conhecido em todo o Rio Grande do Norte.


Você é filho natural de onde? e de qual estado?


Olha eu sou de Cobé no Rio Grande do Norte, tenho minha residência, dificilmente eu vou já minha esposa frequenta toda semana, a minha casa tem sido o circo. 
Bolachinha com a vinda da TV, DVD não dificultou para os circos adquirirem a sua sobrevivência através dos ingressos vendido em cada show?

Olha, quando eu comecei a trabalhar em circo antes que era chamado pano de roda, nós ganhávamos bem porque neste tempo a tecnologia não estava avançada como está hoje, nós chegávamos em um conjunto procurava um local aonde tinha duas casas, perto uma da outra e nós fechava na frente e atrás com a lona e fazia o espetáculo naquele local, com Sanfoneiros animando, muitas vezes cantadores de viola e eu conseguia colocar em cada show aproximadamente 200 pessoas por noite.

Vejo que o seu circo não tem um serviço de som de divulgação na cidade, o que é que você faz para chamar a clientela para o circo, qual é o segredo?

Olha quando eu chego em uma cidade na quarta - feira eu começo a montar o circo e todos aqueles que passam que perguntam qual é o dia que vamos estrear, eu aviso nesta sexta - feira tem espetáculo, o motivo de eu arrastar multidões não tão grande para o meu circo porque não suporta, mais nós lotamos sempre na estreia na primeira noite que chegamos e estreamos em uma cidade, se nós não fizer uma brincadeira que seja do agrado do povo é melhor que nós retire a lona e vá embora, porque o povo passa notícia um para o outro, "olha o circo de bolachinha foi bom ontem a noite, foi muito legal", a estreia na segunda a noite nós vamos dobrar a quantidade de pessoas porque aqueles que vinheram na primeira noite passaram para outros, outra coisa que facilita é quando boatos sai na rua que é o circo de bolachinha, é um nome que é conhecido em todo o estado pelo bom trabalho que a gente faz em cada show a 30 anos.  
Recentemente você esteve em qual cidade? já que você mesmo falou que a sua vida é o circo e durou quantos dias em uma só região?


Olha, a poucos meses eu comecei em Tibau do Sul, passando até por Goianinha em todos os distritos chegando a nova cruz, já em Santo Antonio do Salto da Onça eu passei aproximadamente 3 meses passemos em todas zonas rurais da cidade, e fumos bem acolhidos porque o circo não consegue mais sobreviver em cidade grande, é como eu falei os aparelhos eletrônicos acabaram com grandes circos quem dirá um pequeno como o meu, tem sido muito difícil mais nós conseguimos se sair bem porque o nosso nome já é conhecido na Praça.


Qual é a turma mais que visita hoje o Circo, Criança, Jovem ou os Idosos?

Olha, graças a Deus que nós temos duas faixas de idades criança principalmente, a criança hoje ela ainda se preocupa com o circo, e nós que fazemos o circo Guarani sabemos brincar com cada fase de idade, geralmente quando o circo estar mais lotado de crianças nós brincamos com palhaçada animadas para criança, já quando é pessoas adultas nós temos também as piadas engraçadas que nós contamos que o adulto vai rir e vai entender, pegamos pessoas do auditório para brincar conosco e interagimos junto a nossa Plateia é a coisa que nos circos grandes eles não fazem. 
O seu Circo alguma vez já teve brincadeiras com animais ou você ainda não teve animais no seu circo?

Já, já possui no meu circo um macaco e vários animais pequenos, urubu e outros mais hoje não tenho mais, ouve casos com outros circos que matavam animais para dar de comida a outros, e judiava muito com os bichos tinha muitos circos que o que arrecadavam durante o show não dava nem pra comprar os alimentos para os animais.

Como foi criado o nome guarani, já que você iniciou a sua carreira de palhaço num circo que você mesmo falou que tinha por nome de guarani, ainda existe este circo com este nome ou permanece só o seu?

Olha, quando eu iniciei a minha carreira de palhaço fugindo de casa com oito anos de idade, o circo a qual eu fui tinha por nome de guarani, e passei quase 20 anos neste circo e só sai porque o circo acabou, eu não sabia fazer mais nada se não fosse ser palhaço, na cidade de alagoas eu comprei o primeiro pano de um circo e criei o meu próprio circo, e coloquei o mesmo nome do que eu trabalhava já que eu tinha um grande amor por este circo a qual eu iniciei a minha carreira.
Quantas vezes você já passou Bolachinha por Senador Georgino Avelino?

Olha o primeiro espetáculo que eu fiz em Georgino já faz bastante tempo, não sei se você lembra mais em frente a Prefeitura da Cidade tinha uma casa de farinha, que foi ali aonde eu fiz o meu primeiro espetáculo dentro da casa, Georgino naquele tempo era muito pequeno e a gente não tinha condições de fazer um espetáculo grande, a segunda vez que eu estive aqui montei meu circo aonde hoje é a quadra de esporte, passei aproximadamente 3 semanas, quase todo dia nós tínhamos espetáculos com casa cheia, e no último show que nós fizemos fechamos com chave de ouro quando troucemos a cantora Selminha e o Cantor Carlos Alexandre Junior, a qual não sei se você lembra que no final do show você entrevistou ela na rádio comunitária que tinha na cidade, passei uma temporada de 7 anos sem visitar georgino e agora estou de volta.

Lembro sim quando entrevistei a cantora Selminha na rádio que hoje está fechada, você ficará na cidade até quando animando a criançada da cidade?

Olha, estou pretendendo passar mais uma semana e logo após estamos indo pra outra cidade, mais o povo de georgino são muito acolhedor, em todas cidades que eu passo eu tenho família não família de sangue mais família que conquistei através da minha grande amizade, e vamos encerrar no último dia com o Cantor Carlos Alexandre Junior.

Quero agradecer bolachinha a você a nos passar essas grandes informações, quero desejar sucessos em seu trabalho cultural no Rio Grande do Norte. 
Agradeço a todos que prestigiam o meu trabalho e quero fazer um convite já a todos, conheça o Espetáculo do Circo Guarani o ingresso no presso de 2,00 reais, Obrigado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário