Bombeiros do RN atuam com efetivo incompleto e esperam novo concurso ainda este ano

Estado possui atualmente apenas 675 homens na Corporação. Foto: Divulgação
Estado possui atualmente apenas 675 homens na Corporação. Foto: Divulgação

Nos últimos meses o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) vem intensificando suas atividades com ações educativas e fiscalizações na tentativa de prevenir o número de incidentes e acidentes entre a população, algumas ações são realizadas inclusive com a ajuda de voluntários. Contudo, as atividades da Corporação têm sido um pouco limitadas devido à falta de efetivo para atender à demanda.
Segundo dados da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), para atender à população do Rio Grande do Norte, seria necessário um bombeiro para cada mil habitantes. Como no Estado tem aproximadamente 3,2 milhões de habitantes, a corporação deveria ter um total de 3.200 bombeiros no operacional. No entanto a realidade atual é bem diferente do que seria necessário, pois o CBMRN conta com um efetivo de 675 militares e os reflexos dessa deficiência está preocupando tanto os integrantes da corporação quanto as autoridades governamentais.
Um projeto de reestruturação do Corpo de Bombeiros Militar do RN será discutido junto ao Governo do estado, e dentre as solicitações está a realização de um concurso público para integralização do quadro.
De acordo com o tenente Christiano Couceiro, essa é uma necessidade iminente do Corpo de Bombeiros e precisa ser levada em conta. “Há anos o Corpo de Bombeiros atua com um efetivo abaixo da média e é necessário que se realize um concurso para nos dar suporte nas nossas ações, que sofrem com essa falta, impactando diretamente na prestação do serviço. Por exemplo, hoje um cidadão que quer regularizar seu empreendimento tem que esperar cerca de quatro meses por uma análise do processo e resposta dos bombeiros, justamente por falta de pessoal”, disse Christiano Couceiro.
A Copa do Mundo 2014 está chegando e devido ao grande número de pessoas que passará pelo Rio Grande do Norte, estratégias de segurança e prevenção de acidentes estão sendo desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros para dar o suporte necessário durante o evento. Mas essa também é uma preocupação da corporação, como afirma o tenente Couceiro.
“Há uma informação de que o governo pretende abrir concurso em virtude da Copa, e estamos na expectativa de que isso realmente aconteça. Durante a Copa, nosso foco não será apenas o Complexo Arena das Dunas, mas a nossa preocupação maior será com a segurança no litoral, já que muitos turistas visitarão as praias e o fluxo de veículos na cidade também será intenso, aumentando a probabilidade de acidentes. O problema é que se ainda estivermos atuando com esse efetivo, para atender uma ocorrência, teremos que deixar de atender as demais, e isso poderá gerar maiores conseqüências para a população”, disse Christiano Couceiro.
Até o final do ano, o contingente de 675 terá uma redução de 60 bombeiros, que serão aposentados. A evasão de pessoal, por diversos motivos tem ocorrido nos últimos anos, mas as vagas nunca são preenchidas novamente.
O projeto de reestruturação do Corpo de Bombeiros Militar do RN, após ser aprovado pelo Governo do Estado, será encaminhado para apreciação da Assembléia Legislativa, com o apoio do deputado estadual Ricardo Motta, que  é a favor da proposta da corporação.
http://jornaldehoje.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário