Caern diz que se houver necessidade de racionamento será iniciada pelas atividades no setor econômico


Empresa orienta a evitar o desperdícioEmpresa orienta a evitar o desperdício
Com a estiagem prolongada e a falta de água em alguns bairros de Mossoró, os cidadãos começam a preocupar-se com a necessidade de racionamento. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informa que ainda não trabalha com a possibilidade, no entanto, caso surja a necessidade a longo prazo, esta deverá ser iniciada pelas atividades no setor econômico, como irrigação, agricultura, entre outros.

"Caso as chuvas não ocorram e haja a necessidade de racionamento, este deve começar pelas atividades econômicas, pois o abastecimento humano é prioritário. Então, se existir o racionamento, ele ocorrerá primeiro para irrigação, agricultura, entre outros", explicou a assessoria da Caern.
A dona de casa Nair Ferreira disse que começa a se preocupar com a situação do abastecimento de água na cidade. "Vemos rotineiramente nos meios de comunicação notícias a respeito da falta de água, diminuição dos níveis dos reservatórios. Ficamos apreensivos em relação ao fornecimento do líquido na região", relata.
A assessoria de imprensa da empresa comunicou que o maior problema de abastecimento atualmente diz respeito à região do Alto Oeste. Por enquanto Mossoró não está em sinal de alerta, uma vez que tem 70% do seu abastecimento feito por poços e 30% é captado da barragem Armando Ribeiro Gonçalves. 
Em outros municípios onde existe o problema da falta de água, a Caern tem tomado medidas de ordem técnica como, por exemplo, o uso de fontes alternativas de abastecimento, para isso são realizadas pesquisas para detectar locais com água para redistribuir. Também está sendo estudada a possibilidade de perfurar novos poços para atender à população.

A companhia alerta que mesmo não havendo possibilidade de racionamento em curto prazo é importante que as pessoas se conscientizem sobre o uso racional do líquido. Para isso basta seguir algumas dicas, como regar plantas com moderação, preferindo os horários da manhã e da noite; ao lavar o carro utilizar balde de água ao invés de mangueira; só abrir a torneira para escovar os dentes e se barbear quando for necessário, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário