Em dois meses, Assofarn registra 95 assaltos a farmácias em Natal


Crimes foram contabilizados entre 15 de janeiro e a 2ª semana de março.
Imagens cedidas à Inter TV Cabugi revelam a audácia dos assaltantes.
Em dois meses, 95 assaltos foram registrados em farmácias de Natal. Imagens cedidas revelam a audácia dos criminosos (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Em dois meses foram registrados 95 assaltos a farmácias em Natal. Esta é apenas parte das ocorrências registradas pela Associação de Redes de Farmácias do Rio Grande do Norte. Em muitos casos, inclusive, ficam claras a audácia e violência dos criminosos. Segundo Alexandre Miranda, diretor executivo da Assofarn, os assaltos foram contabilizados entre 15 de janeiro e a segunda semana deste mês.
Em resposta aos dados da Associação, o coronel Alarico Azevedo, subcomandante da região metropolitana, disse que “a Polícia Militar, através de um planejamento estratégico, combate a ação delituosa destes indivíduos. Não só nas farmácias, mas em toda a área comercial e residencial”. O oficial ainda acrescentou que “este combate exige, não só um trabalho extensivo da Polícia Militar, mas uma opressão qualificada da polícia judiciária, com a identificação dos indivíduos e a expedição de mandados de prisão”.“Hoje, pra se ter uma ideia, temos 1.580 funcionários em 140 lojas. Muitos estão pelo INSS e outros fazem tratamentos psicológicos por causa destas abordagens e falta de policiamento nas ruas”, afirmou o diretor.
Matéria feita pela Inter TV Cabugi (Veja vídeo ao lado) mostra que alguns estabelecimentos já são velhos conhecidos dos assaltantes.  Uma farmácia, na Av. Jaguarari, no bairro do Alecrim, foi assaltada na semana passada. Lá, um dos funcionários se considera recordista. O rapaz preferiu não se identificar, mas contou que o local já foi alvo dos criminosos várias vezes, tendo ele presenciado 14 roubos. “O que nos deixa muito preocupado é porque, infelizmente, não se vê uma resposta. Então a gente se vê inseguro a todo momento”, relatou.
Ainda de acordo com os registros, grande parte dos assaltos acontece entre as 16h30 e 19h. O que, para a Assofarn, é mais uma prova da audácia dos criminosos – já que estes são os horários de maior movimento nas farmácias. Em uma outra ocorrência, no conjunto Cidade Satélite, cujas imagens foram cedidas, é possível ver que o assaltante saca a arma ainda na calçada. Ele entra, aponta o revólver para os funcionários e manda os clientes se deitarem no chão.
O trauma certo para os consumidores, que começam a evitar alguns estabelecimentos. Alguns empresários decidiram reduzir o horário de atendimento. Outros já falam em fechar as portas. Mas, a situação é ainda mais difícil para quem trabalha nas farmácias. “Num horário de bastante movimento aqui no local ainda, o que nos deixa mais preocupado. Ainda porque eles não têm horário certo para atacar, certo?”, acrescentou o funcionário ouvido pela reportagem.
Hoje, grandes partes das farmácias de Natal conta com sistemas de monitoramento por câmeras, o que poderia auxiliar na identificação e prisão dos criminosos. As imagens chegam à polícia. “O investimento que a gente faz é muito alto. Até para poder ajudar, colaborar com os órgãos de segurança. Mas, nem isso consegue coibir”, ressaltou  Alexandre Miranda.
Para alguns profissionais, o sentimento é mesmo de revolta pela falta de solução, de segurança para realizar o próprio trabalho. “A todo momento tem que ter alguém observando as imediações da loja,  porque a sensação de insegurança é terrível. É constante”, revelou o funcionário.
do G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário