Presos são pegos dentro de túnel em nova tentativa de fuga em Natal

Polícia evitou nova fuga no Núcleo de Custódia de Natal. Presos tentaram escapar por um túnel (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Polícia evitou nova fuga no Núcleo de Custódia de Natal. Presos tentaram escapar por um túnel (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Três presos foram pegos na madrugada desta terça-feira (12) dentro de um túnel escavado a partir do ralo do banheiro de uma cela em mais uma tentativa de fuga no Núcleo de Custódia da Polícia Civil, unidade que fica no bairro de Cidade da Esperança, na zona Oeste de Natal. De acordo com a própria Polícia Civil, o túnel dava acesso à área externa do prédio, onde os agentes perceberam a movimentação.
Um agente entrevistado pela equipe da Inter TV Cabugi contou que, quando perceberam a movimentação, os agentes ficaram de tocaia esperando os presos tentarem sair do buraco. (Veja o vídeo ao lado).
“A gente ouviu um barulho, deu a volta pelo corredor e percebemos que o buraco já tinha arriado. Um pouco depois começou a fazer água no buraco que eles estavam abrindo. Aí eles começaram a cavar pela lateral. A gente ficou até amanhecer esperando pra ver se algum deles colocava a cabeça pra fora. Não colocaram, parece que perceberam que a gente estava em QAP (em espera). A solução foi pedir apoio da PM”, revelou.
O buraco aberto pelos presos fez romper a tubulação da fossa e levou o esgoto para dentro da única cela do Núcleo de Custódia. Os mais de 90 presos da unidade foram levados para o pátio externo para que os policiais pudessem fazer uma vistoria no local.
Núcleo lotado
Nesta segunda-feira (12), antes desta nova tentativa de fuga, a reportagem da Inter TV Cabugi esteve no Núcleo de Custódia da Cidade da Esperança e mostrou que, em uma única cela – que  possui capacidade para 50 presos – mais de 100 homens se amontoavam. Por falta de espaço, 17 detentos estavam no corredor do prédio. Para evitar fugas, todos com as mãos atadas com braceletes  de plástico. Um deles conseguiu escapar, mas foi logo recapturado.
“Isso aqui está inviável. Todos os dias é a mesma coisa. Eu não tenho mais nem cara. Ninguém vê isso aí. Eu acho que ninguém assiste televisão. Eu acho que as autoridades não estão assistindo televisão. Eu acho que tá faltando é isso: um pouco de atenção das autoridades, dos gestores, pra levarem isso aqui um pouco mais a sério”, reclamou Tânia Pereira, diretora da unidade.
Na ocasião da entrevista, a diretora mais uma vez reclamou das instalações físicas do prédio. (Veja o vídeo ao lado).
“O único vaso sanitário que tem dentro da cela não está funcionando. As instalações hidráulicas também estão todas quebradas e agora a gente não tem como manter estas pessoas sem água e sem banho. Tá tudo insalubre aí dentro”, pontuou.
Ao fim da matéria, ainda de acordo com Tânia Pereira, a unidade ainda não foi transferida para o antigo CDP do Panatis, na zona Norte da cidade, porque lá só há capacidade para abrigar 45 presos.
A diretora, cansada de viver a difícil situação, disse que já pediu para deixar o Núcleo de Custódia. “Os policiais aqui estão desgastados. Eu estou desgastada. Nós estamos num nível de estresse muito alto. Eu já pedi pra sair daqui”, admitiu. 
O delegado geral da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, Fábio Rogério, afirmou que um novo Núcleo de Custódia será aberto ainda esta semana. Contudo, mesmo com este novo prédio, não haverá vagas para receber todos os presos que estão no Núcleo de Cidade da Esperança. O antigo Centro de Detenção Provisória de Candelária, na zona Sul de Natal, será reformado. Depois desta obra, ele poderá receber 100 presos. A ideia é que todos os detentos sejam transferidos para o CDP reformado e que o novo Núcleo de Custódia comece a funcionar sem nenhum preso em suas dependências.
A Secretaria de Justiça e da Cidadania do Estado (Sejuc) não informou quando irá entregar o CDP de Candelária.
Núcleo interditado
O Núcleo de Custódia da Polícia Civil não pode receber novos preso. Por determinação da Justiça, ainda em agosto do ano passado, a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) do RN foi obrigada a remover todos os detentos do local. Segundo o juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Cícero Martins de Macedo Filho, a unidade não apresenta infraestrutura adequada.
Em janeiro deste ano, a Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape) deu início à transferência. No entanto, segundo a própria diretora do Núcleo, Tânia Pereira, a unidade continua recebendo presos, principalmente durante os finais de semana.
do G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário