PT 33 anos: “O povo passou a ser o agente das transformações nacionais”, diz Rui Falcão em Goiás


Rui Falcão junto com os petistas Luiz Cesar Bueno (D), presidente da ALEG, Mauro Rubem e Humberto Aidar (Foto: Y. Maeda)

Presidente do PT recebeu a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, concedida pela Assembléia Legislativa do Estado de Goiás.


A bancada petista na Assembleia Legislativa de Goiás, formada pelos deputados Humberto Aidar, Karlos Cabral, Luis Cesar Bueno e Mauro Rubem, comemorou, na noite desta segunda-feira (18) os 33 anos do Partido dos Trabalhadores (PT), em sessão especial realizada no Plenário Getulino Artiaga. Compuseram a Mesa, ao lado do presidente Luis Cesar Bueno (PT): Olavo Noleto Alves, subchefe de assuntos federativos da Secretaria de Relações Instituicionais, representante da presidenta da República, Dilma Rousseff; o representante do prefeito municipal de Goiânia, Agenor Mariano; a deputada federal Marina Sant’Anna; o deputado federal Rubens Otoni.
O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, participou da solenidade, juntamente com o prefeito municipal de Anápolis, Antônio Gomide; o presidente regional do Partido dos Trabalhadores, Valdi Camárcio; a prefeita da Cidade de Goiás, Selma Bastos, representante das prefeituras petistas; o assessor parlamentar Joaquim Lemos Macedo, representante do senador petista Wilder Morais.
Os deputados petistas Mauro Rubem e Humberto Aidar entregaram a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira ao presidente nacional Rui Falcão.
Rui Falcão reafirmou durante o seu pronunciamento o compromisso histório do PT para com o povo brasileiro. “Essa foi uma história construída estrela por estrela, homem por homem, porque a militância do PT sempre foi marcada por um série de lutas. São 33 anos, um terço dos quais governando o Brasil. Com o PT, o povo passou a ser, efetivamente, o agente das transformações nacionais”, afirmou.
Falcão disse que a democracia política carecia de uma maior participação social, o que se tornou possível, ao seu ver, a partir do advento do governo Lula, em 2002. “A mais relevante tarefa do PT foi transformar o próprio povo em agente do governo, fato que não é suportado pela elite deste país”, disse, acrescentando que o peso econômico não deve obstar o processo de expansão empreendido pelo partido em todo o País.
Mais homenagens
Também foram agraciados com uma placa de reconhecimento: o Governo Federal, na pessoa do subchefe de assuntos federativos da Secretaria de Relações Institucionais das Presidência da República, Olavo Noleto Alves; ao Diretório Nacional do PT, através do presidente nacional do PT, Rui Falcão; ao Diretório Estadual do PT, representado por Valdi Camárcio.
Receberam, ainda, a placa de reconhecimento: o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, representado pelo prefeito em exercício Agenor Mariano; o prefeito municipal de Anápolis Antônio Gomide; o deputado federal Rubens Otoni; e a deputada federal Marina Sant’Anna.
33 anos de partido e 10 anos de Governo Democrático e Popular
O deputado Mauro Rubem ressaltou que o Partido dos Trabalhadores mudou a cara do Brasil. “O PT foi o primeiro partido a pedir nas ruas a volta dos votos diretos para presidente no Brasil e o primeiro a discutir uma harmonia entre socialismo e democracia”, enfatizou. Ainda, lembrou-se das eleições perdidas de 1989, 1994 e 1998 que, segundo ele, ajudaram o partido a crescer e melhorar para poder ganhar em 2002.
“O presidente Lula fez um governo brilhante e ajudou a eleger a primeira mulher presidente do Brasil, fazendo com que até a oposição se recuse a criticar sua forma de governar. Lula colocou os pobres em primeiro lugar, implementou programas sociais eficientes e renomados mundo afora, melhorando a vida dos cidadão e com 10 anos no poder, tirou o País do período negro de estagnação econômica e social do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB)” , declarou Mauro Rubem.
“O PT chega aos 33 anos de vida com mulheres de luta, com representações importantes nos diretórios, e com o desejo de mostrar a todo o Brasil que é irrefutavelmente importante a partilha dos espaços de poder”, afirmou Marina Sant’Anna, acrescentando que a legenda também se destaca por partilhar o destino dos movimentos sociais.
O deputado federal Rubens Otoni também fez uso da palavra. “Tenho que deixar aqui duas palavras: parabéns e obrigado. Parabéns ao nosso partido, à nossa militância, e por aquilo que fomos capazes de construir”, afirmou, acrescentando que poucos acreditavam que o PT pudesse crescer para além de suas origens humildes, em 1979.
Para o prefeito de Anápolis, Antônio Gomide, “é importante que tenhamos a clareza do que representamos para esta sociedade. Temos o sentimento de que é possível, com o PT, fazer política com seriedade, apesar dos desmandos que temos verificado na política, muitas vezes empreendidos no sentido de frear o trabalho do Partido dos Trabalhadores”.
O presidente do Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores, Valdi Camárcio, ressaltou a importância dos governos petistas. “Conseguimos concretizar um sonho, no discurso e na prática. A administração do presidente Lula e o governo da presidente Dilma têm nos dado a oportunidade de andar de cabeça erguida em qualquer canto deste País. Em Goiás, contudo, esta luta está apenas começando, e ainda aguarda muito o que fazer”, concluiu.
O presidente afirmou que o PT não nasceu para agradar as elites do país, nem às mídias vendidas e monopolizadas, mas para dar vez e voz aos excluídos do processo democrático, para defender os trabalhadores e fazer justiça no país, tornando-o um Brasil respeitado mundialmente, do qual se tem orgulho de fazer parte. “Em 33 anos nunca nos curvamos, todas as vezes que acharam que íamos desistir, o PT cresceu. Cada vez que a mídia e a elite tentou acabar conosco, nós crescemos e isso é devido ao trabalhador honesto que nos reconhece na sua luta do dia-a-dia e confia no nosso partido”, disse.
(As informações são do site oficial da ALEG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário