Secretário de Segurança e ministro da Justiça discutirão violência no RN


PM contabiliza 210 assassinatos em 2013 (Foto: Marcelino Neto)PM contabiliza 210 assassinatos em 2013 (Foto: Marcelino Neto)
Em razão dos números da violência no Rio Grande do Norte, o secretário estadual da Segurança Pública e da Defesa Social, delegado federal Aldair da Rocha, anunciou que neste próximo final de semana estará reunido com a governadora Rosalba Ciarlini e com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que deverá estar em Natal. Na pauta, segundo o secretário, estarão ações efetivas de combate à violência e estratégias de redução da criminalidade no estado, principalmente ações de prevenção às drogas e repressão aos crimes de homicídio.Ao G1, o secretário adiantou que também serão discutidos reforços para o programa 'RN Vida', de combate às drogas, e ações de segurança para a Copa do Mundo de 2014, que Natal como uma das cidades que sediará os jogos. “Precisamos de investimentos e recursos”, pontuou.“Independente dos últimos crimes, em especial desta chacina que aconteceu em Poço Branco, eu já havia agendado uma reunião com a governadora. Como o ministro da Justiça virá ao Rio Grande do Norte na noite da próxima sexta (8), deveremos nos reunir durante todo o sábado para tratarmos de vários assuntos”, afirmou Aldair.
Quanto às ações que serão debatidas, o Aldair da Rocha explicou que só poderá detalhar todo o planejamento ao final da reunião.
Secretário de Segurança do RN, Aldair da Rocha (Foto: Rafael Barbosa/G1)
Secretário de Segurança do RN, Aldair da Rocha
(Foto: Rafael Barbosa/G1)
210 pessoas foram assassinadas no RN em 2013, diz PM
Duzentas e dez pessoas foram assassinadas em todo o Rio Grande do Norte, a contar de 1º de janeiro deste ano até a manhã desta quarta-feira (6), segundo informações repassadas ao G1 pela Polícia Militar. Os números incluem as quatro pessoas executadas na chacina que aconteceu na cidade de Poço Branco, a 60 quilômetros de Natal, nesta madrugada.
A estatística, segundo o comandante geral da corporação, coronel Francisco Araújo Silva, contabilizam apenas as pessoas que foram mortas nos locais onde os crimes foram registrados pela PM, não levando em consideração as vítimas que faleceram nos hospitais em decorrência da violência.
Coronel Francisco Araújo, comandante geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (Foto: Ricardo Araújo/G1)
Coronel Francisco Araújo, comandante geral da PM
(Foto: Ricardo Araújo/G1)
Ainda de acordo com o comandante, deste total, 140 foram assassinadas na região metropolitana da capital, sendo 84 mortas somente em Natal. Outras 70 pessoas foram vítimas de homicídios ocorridos nas demais cidades do interior do estado.
Com relação à Grande Natal – que além da capital abrange também os municípios deParnamirimMacaíbaCeará-Mirim,ExtremozSão Gonçalo do Amarante,São José de MipibuNísia Floresta eVera Cruz – o coronel relacionou que 56 pessoas foram assassinadas em janeiro, 77 em fevereiro e outras 7 agora em março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário