UFRN aponta média de 40% do comparecimento de novos alunos para matrículas nas vagas do SiSU

Cadastramento de hoje está sendo feito com alunos das áreas de Humanas. Amanhã pela manhã será a vez da Biomédica e à tarde será para quem não pode comparecer. Foto: Wellington Rocha
Desde a última sexta-feira (22) que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vem realizando o cadastramento e matrícula dos novos universitários que foram aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para o período letivo 2013.2. Para este momento, a instituição disponibilizou 2.454 vagas distribuídas em 48 opções de curso. Entretanto, segundo avaliação do pró-reitor de Graduação, Adelardo Medeiros, foram ocupadas uma média de 40% das vagas.
“O que estamos notando de diferente em relação ao período de matrículas do vestibular convencional é que poucas pessoas compareceram. Acredito que isso seja pelo grande número de ‘testeiros’, aquelas pessoas que fizeram o Enem se candidataram apenas pela experiência”, explicou Aderlado. “Mas ainda temos a segunda e terceira chamadas do SiSU. Até lá preencheremos todas as vagas”, disse.
O primeiro dia de matrícula para os alunos aprovados na primeira chamada foi restrito à área Tecnológica. Hoje o cadastramento está sendo feito com os alunos das áreas de Humanas e amanhã pela manhã será a vez da Biomédica. Na terça-feira à tarde a Universidade abrirá uma nova oportunidade de cadastramento para as pessoas que não puderam comparecer nos dias específicos aos cursos. Para conferir a lista completa com a concorrência dos cursos e o edital da seleção, basta acessar o site da Pró-Reitoria de Graduação da UFRN – www.prograd.ufrn.br.
O cadastramento está sendo realizado no Campus Central da UFRN, na Escola de Ciência e Tecnologia, para os alunos que foram aprovados para os campi de Natal e Macaíba. Os aprovados em Currais Novos e Santa Cruz deverão se encaminhar ao Centro Regional de Ensino Superior do Seridó (CERES/Currais Novos) e na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), em Santa Cruz, respectivamente.
Cibelle Simão de Souza, 18, é uma das alunas que irá ingressar na UFRN através do Sistema de Seleção Unificada. Para ela, a aprovação é um motivo de orgulho. “Estudar em uma universidade pública e federal é um sonho que nem todas as pessoas conseguem alcançar. Por isso é um grande orgulho saber que começarei a estudar aqui”, disse a jovem, aprovada para o curso de Serviço Social.
Aos 25 anos e experiência adquirida nos cursos de Administração e Ciência e Tecnologia, Jefferson Nascimento comemora a aprovação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte para Ciências Contábeis. “Apesar de ter feito outros cursos, não cheguei a concluí-los. Mas agora acredito que encontrei o que queria, pois os pilares do meu interesse sempre foram os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito”, disse. Para o estudante, ser aprovado através do SiSU foi de grande valia. “A prova do Enem é mais contextualizada do que aquele modelo que era aplicado no vestibular convencional. Acho que isso acaba ajudando mais os alunos”, afirmou.
A segunda chamada através da Seleção Unificada está prevista para o dia 1º de julho, com matrículas em 5, 8 e 9 de julho. A lista de espera do SiSU será utilizada prioritariamente pelas instituições participantes para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas nas duas chamadas regulares.
Em caso de empate entre dois ou mais estudantes pelas notas do Enem 2012, o desempate será feito pela seguinte ordem: nota obtida na redação; nota obtida na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias; nota obtida na prova de matemática e suas tecnologias; nota obtida na prova de ciências da natureza e suas tecnologias; nota obtida na prova de ciências humanas e suas tecnologias.
Segundo dados da pró-reitoria de Graduação, aproximadamente 4% das vagas deverão ser ocupadas por estudantes de outros estados brasileiros que ingressaram nas universidades públicas potiguares através do Sistema de Seleção Unificada em 2013. “Esse percentual está na média já esperada pela instituição, mantendo a tradição dos últimos anos. Não houve muita diferença com esse novo modelo de ingresso”, garantiu Adelardo.
Fonte: JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário