Avenida Duque de Caxias, Ribeira, 18h. Há meses, nesse local, enquanto o sol se despede da cidade, quem passa por um trecho de aproximadamente 200 metros da via precisa ter cautela porque não existe iluminação pública. A cena se repete em vários pontos da cidade, gerando um acúmulo de mais de 3 mil reclamações junto à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).
Os problemas ocorreram em decorrência da interrupção do contrato de manutenção da iluminação pública, finalizado em maio. Um contrato emergencial foi firmado pela Semsur e há uma semana os serviços foram retomados. A promessa do secretário municipal de Serviços Urbanos, Raniere Barbosa, é de que a situação esteja regularizada em um prazo de 30 dias.
Os problemas ocorreram em decorrência da interrupção do contrato de manutenção da iluminação pública, finalizado em maio. Um contrato emergencial foi firmado pela Semsur e há uma semana os serviços foram retomados. A promessa do secretário municipal de Serviços Urbanos, Raniere Barbosa, é de que a situação esteja regularizada em um prazo de 30 dias.
De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, a área com maior número de reclamações é a Zona Norte, seguida pelas zonas Oeste, Leste e, por último, Sul. Por bairros, Nossa Senhora da Apresentação, Pajuçara, Felipe Camarão, Planalto e Rocas figuram entre os principais que estão com áreas descobertas. “Com a paralisação do serviço e também com as chuvas, a situação se agravou muito”, diz Raniere Barbosa.
O contrato emergencial tem vigência de 90 dias e permite a Semsur não só a manutenção da iluminação pública, mas também a reposição de luminárias e a retomada do atendimento via Call Center, que é feito através do telefone 0800-281-8980.
“Mantivemos cerca de 50% das equipes. Estamos fazendo uma média de 200 reclamações por dia. Temos 10 equipes fazendo o atendimento de 20 reclamações por dia”, explica Raniere Barbosa.
Durante o período de suspensão das atividades, o Departamento de Iluminação Pública manteve o registro das solicitações dos contribuintes através de telefone fixo da Secretaria. Com a regularização do contrato, durante esses 90 dias, as solicitações serão atendidas prioritariamente, em ordem cronológica, das mais antigas para as mais recentes.
Para suprir a demanda, a Semsur vem utilizando 10 carros e equipes de profissionais que atuam nos três turnos. Os trabalhos foram estruturados através de gerências administrativas responsáveis pela fiscalização e acompanhamento da prestação do serviço nas quatro regiões da cidade.
O atendimento à população que queira solicitar a troca de lâmpadas será realizado pelo Call Center e as ligações são gratuitas. O funcionamento da central é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Com 3 mil reclamações ao todo e um parque de 58 mil postes, a Semsur estima que 6% de Natal esteja hoje às escuras. “Eu diria que pode haver cerca 7%, considerando esse 1% referente às áreas onde nossa equipe de monitoramento ainda não passou e que não recebemos reclamações até o momento”, avalia Raniere Barbosa.
Além do retorno da manutenção, a Semsur investe em tecnologia da informação para monitorar o parque de iluminação de Natal, destinando uma área em sua sede para instalar a primeira central de georefenciamento da iluminação pública. A previsão é de que a central inicie suas atividades ainda neste trimestre, com o resultado da licitação.
Quatro contratos estão previstos para iluminação
A expectativa do secretário municipal de Serviços Urbanos, Raniere Barbosa, é de que o contrato emergencial seja estendido até o dia 12 de setembro, ou seja, um mês antes da vigência ser concluída. Segundo ele, até esta data, a licitação para os serviços de manutenção da iluminação pública terá sido homologada.
“Serão quatro contratos específicos para iluminação pública”, informou. O que atende três regiões é o que tem maior custo entre os contratos: são R$ 8,8 milhões por ano.
Também está previsto um contrato de eficientização, relacionado a monitoramento e inspeção de serviços e tem custo de R$ 2,5 milhões por ano.
Além destes, deverão ser lançados em breve outras duas licitações, uma para Expansão e Obras, com investimento anual de R$ 3,8 milhões, e outra para Projetos, com custo de R$ 500 mil ao ano.
As duas primeiras licitações estão marcadas para 2 de setembro e deverão ser homologadas até o dia 12 do mesmo mês, caso não haja recursos.
O contrato emergencial tem vigência de 90 dias e permite a Semsur não só a manutenção da iluminação pública, mas também a reposição de luminárias e a retomada do atendimento via Call Center, que é feito através do telefone 0800-281-8980.
“Mantivemos cerca de 50% das equipes. Estamos fazendo uma média de 200 reclamações por dia. Temos 10 equipes fazendo o atendimento de 20 reclamações por dia”, explica Raniere Barbosa.
Durante o período de suspensão das atividades, o Departamento de Iluminação Pública manteve o registro das solicitações dos contribuintes através de telefone fixo da Secretaria. Com a regularização do contrato, durante esses 90 dias, as solicitações serão atendidas prioritariamente, em ordem cronológica, das mais antigas para as mais recentes.
Para suprir a demanda, a Semsur vem utilizando 10 carros e equipes de profissionais que atuam nos três turnos. Os trabalhos foram estruturados através de gerências administrativas responsáveis pela fiscalização e acompanhamento da prestação do serviço nas quatro regiões da cidade.
O atendimento à população que queira solicitar a troca de lâmpadas será realizado pelo Call Center e as ligações são gratuitas. O funcionamento da central é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Com 3 mil reclamações ao todo e um parque de 58 mil postes, a Semsur estima que 6% de Natal esteja hoje às escuras. “Eu diria que pode haver cerca 7%, considerando esse 1% referente às áreas onde nossa equipe de monitoramento ainda não passou e que não recebemos reclamações até o momento”, avalia Raniere Barbosa.
Além do retorno da manutenção, a Semsur investe em tecnologia da informação para monitorar o parque de iluminação de Natal, destinando uma área em sua sede para instalar a primeira central de georefenciamento da iluminação pública. A previsão é de que a central inicie suas atividades ainda neste trimestre, com o resultado da licitação.
Quatro contratos estão previstos para iluminação
A expectativa do secretário municipal de Serviços Urbanos, Raniere Barbosa, é de que o contrato emergencial seja estendido até o dia 12 de setembro, ou seja, um mês antes da vigência ser concluída. Segundo ele, até esta data, a licitação para os serviços de manutenção da iluminação pública terá sido homologada.
“Serão quatro contratos específicos para iluminação pública”, informou. O que atende três regiões é o que tem maior custo entre os contratos: são R$ 8,8 milhões por ano.
Também está previsto um contrato de eficientização, relacionado a monitoramento e inspeção de serviços e tem custo de R$ 2,5 milhões por ano.
Além destes, deverão ser lançados em breve outras duas licitações, uma para Expansão e Obras, com investimento anual de R$ 3,8 milhões, e outra para Projetos, com custo de R$ 500 mil ao ano.
As duas primeiras licitações estão marcadas para 2 de setembro e deverão ser homologadas até o dia 12 do mesmo mês, caso não haja recursos.
da TN
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