Porto negocia novas linhas para ampliar exportações

Codern atribui perda de exportações à deficiência de linhas de longo curso para escoar produção
Depois de anunciar um aumento de 23% nos embarques de sal pelo Porto-Ilha de Areia Branca, a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) também contabiliza números positivos  nas exportações de 2013 realizadas pelo Porto de Natal. Esse crescimento foi puxado pelas exportações de frutas. De acordo com balanço divulgado ontem, a Codern registrou em 2011 um volume de 83.222 toneladas de frutas escoadas pelo Porto de Natal. Em 2012 subiu para 154.358 toneladas, o que resultou em um aumento de 85% nas exportações entre os dois anos. Dados atualizados da movimentação de frutas de 2013 (até novembro) registram  168.701 toneladas, o que equivale a um aumento de 26% em relação ao mesmo período de 2012 (janeiro a novembro) e 103% em relação a todo o ano de 2011.
De acordo com a Companhia Docas, o resultado de 2013 só não foi maior porque faltou espaço nos navios para a demanda de contêineres de frutas. Para que o problema não seja repetido na safra de 2014, produtores já estão em negociação com armadores, para que o espaço nos navios para embarques de frutas pelo Porto de Natal seja aumentado.

De toda a movimentação de frutas no ano passado, 90% da carga é oriunda do Rio Grande do Norte. Os 10% restantes vieram de Pernambuco. As frutas que são exportadas pelo Estado são, em sua maior parte, melão, manga, banana e melancia.

“Como podemos ver, esses dois anos foram anos positivos para a Codern. Destaque para o desempenho de toda a equipe da Companhia e os empresários, que cumpriram com sua palavra e dobraram as exportações. O Porto tem capacidade para fazer mais e estamos em busca disso, para fazermos do Rio Grande do Norte um Estado que se destaque na economia do Nordeste e do País”, disse o presidente da Codern, Pedro Terceiro de Melo.

Ainda de acordo com Pedro Terceiro de Melo, a perda de exportações do Rio Grande do Norte para outros estados está diretamente ligada à deficiência de linhas para outros destinos mundiais. Atualmente o Porto embarca produtos para os Portos de Algeciras e Viggo (Espanha), Rotterdam (Holanda) e Tilbury (Inglaterra).

Para sanar essa carência de linhas para exportações de longo curso, o Porto de Natal está em negociação para a implementação, já este ano, de uma nova linha com destino ao Porto de Trinidad e Tobago, na Espanha, o que atenderá à linha dos Estados Unidos (Costa Leste e Costa Oeste) e reembarque para a Ásia. “A questão dos outros portos que fazem embarque para outros países, onde a carga do RN migra, está diretamente ligada à deficiência de linhas para outros destinos, o que já está sendo resolvido para a safra de 2014” explica o presidente da empresa.

Também para 2014 estão previstas obras como a construção do Berço 4 e ampliação da retroárea. Essas obras irão dotar o Porto de Natal de maior infraestrutura para atender com eficiência à economia do Estado e do País. A construção de um novo berço para o Porto irá proporcionar maior capacidade de atracação de embarcações, sejam de frutas, trigo, minério ou outros produtos. O aumento da retroárea, por sua vez, irá possibilitar maior capacidade de armazenamento de produtos.
da TN

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