Vicentinho: explicação de Aécio foi 'trêmula' e estimulou busca de informações

São Paulo – O líder do PT na Câmara, deputado Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (SP), protocolou na quarta-feira (23), na Secretaria-Geral da Mesa da casa, dois requerimentos solicitando informações a respeito da construção do aeroporto em fazenda de parentes do candidato tucano à Presidência da República, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), no município de Cláudio, a 150 quilômetros de Belo Horizonte. “O custo é muito alto, a cidade é pequena e a 30 ou 35 quilômetros dali tem um aeroporto bem maior, na cidade de Divinópolis. É muito estranho esse aeroporto no terreno de parentes do Aécio”, disse Vicentinho. “Mais estranha é a resposta dele, trêmula, titubeante. Isso me estimulou ainda mais a ir atrás de informações. A Anac tem obrigação de me responder sobre quantos aviões, que tipo de voo, qual a frequência e assim por diante.”
Segundo matéria do jornal Folha de S. Paulo de domingo (20), “a família de Múcio Guimarães Tolentino, 88, tio-avô do senador e ex-prefeito de Cláudio, guarda as chaves do portão do aeroporto”, que ficou pronto em 2010, último ano do segundo mandato de Aécio como governador do estado.
De acordo com o jornal, o aeroporto custou cerca de R$ 14 milhões e está localizado a 6 quilômetros da Fazenda da Mata, da família de Aécio, e ao lado da Fazenda Santa Izabel, do tio-avô do tucano.
Um dos requerimentos protocolados por Vicentinho pede ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), por meio do Ministério da Defesa e Comando da Aeronáutica, informações a respeito do movimento do aeroporto, quantificando pousos e decolagens. O outro solicita à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), vinculada à Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, esclarecimentos sobre a construção e funcionamento do aeroporto na área.
Aécio negou a ligação da obra com sua família. Ele disse à mídia que a área do terreno foi desapropriada, em processo iniciado em 2008, e que pertence ao Estado. “Quando tentou explicar, Aécio gaguejou, se tivesse um detector de mentiras, quem sabe tinha acusado alguma coisa”, comentou o deputado petista. “É uma cidade muito pequena (Cláudio tem 30 mil habitantes). É estranho desapropriar uma terra de familiar. Tem que haver apuração dos fatos.”
Segundo Vicentinho, não há prazo para uma resposta aos pedidos de informação. “O prazo é técnico. Os órgãos (federais) é que vão definir.”
da  RBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário