Fátima Bezerra registra parceria entre Petrobras e governo potiguar

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) anunciou nesta quinta-feira (9) que técnicos da Petrobras vão ao Rio Grande do Norte no dia 14 para tratar da continuidade da parceria entre governo potiguar e a estatal no Progás, o programa de apoio ao desenvolvimento industrial pelo incentivo do gás natural.

O contrato da parceria termina no dia 30 desse mês. E a senadora contou que a manutenção do Progás foi tema de audiência que ela e autoridades do Rio Grande do Norte tiveram, nesta quarta-feira, com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. No encontro, ficou acertada a ida da equipe técnica da empresa ao estado.

Fátima Bezerra contou que Progás existe desde 1997 e é importante para o Rio Grande do Norte porque garante gás natural a preço reduzido para indústrias, tanto para as que queiram se instalar no estado, quanto para as que já estão lá e planejam ampliar sua atividade. Também podem ser beneficiadas indústrias paralisadas que queiram reativar seu processo produtivo.

- Esse programa de incentivo às indústrias através exatamente da redução do preço do gás natural tem contribuído e muito para promover o desenvolvimento econômico e social do nosso estado, claro, atraindo indústrias e gerando empregos.

Fundeb

Fátima Bezerra defendeu, também, que o governo federal aporte mais recursos no Fundo de Manutenção, Desenvolvimento e Valorização da Educação Básica (Fundeb).

Ela relatou que o Fundeb foi tema, nesta quarta-feira (8), da primeira audiência do ciclo de debates sobre o financiamento educacional, que é realizado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado, da qual é vice-presidente.

Segundo a senadora, os debatedores reconheceram que o programa é uma das mais importantes conquistas para a educação brasileira nos últimos 10 anos e contribui para a inclusão social.

— Portanto, agora, trata-se exatamente de a gente fazer o aperfeiçoamento que o Fundeb requer, fazer os ajustes demandados, inclusive ampliando a participação financeira da União. Para que, assim, a gente tenha um novo Fundeb, cada vez mais forte, e cada vez mais em condições de contribuir com os desafios na área da educação.

Fátima Bezerra informou que a Comissão de Educação ainda vai realizar mais três debates, nos quais serão tratadas questões como o piso salarial, jornada, carreira e formação dos professores; custo por aluno versus qualidade do ensino e o sistema nacional articulado de educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário