
O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) avaliou positivamente, no seu pronunciamento desta terça-feira (14), os 100 primeiros dias do governo Robinson Faria. Para o parlamentar, o chefe do Executivo tem tentado recuperar a credibilidade da administração pública sem oferecer soluções espetaculares.
“A sociedade está cansada de medidas mirabolantes anunciadas para enfrentar as crises e fez outra opção, podendo também criticar e dialogar”, disse Mineiro. “O governador priorizou o ‘pé no chão’ para encarar os principais gargalos com muita firmeza em relação às políticas públicas”, avaliou.
Para Mineiro, nos simbólicos 100 dias, Robinson conseguiu responder positivamente às demandas. “Claro que gostaria de ter avançado muito mais, de ter apresentado soluções, mas diante da situação do Estado isso não foi possível”, ressaltou o líder do Governo na Assembleia Legislativa.
No pronunciamento, Mineiro registrou as ações da atual gestão na Segurança, Saúde, Educação e Agricultura. “Existia um desmonte total do aparato de Segurança do Estado, verbas que foram perdidas, falta de pessoal, enfim, uma desestruturação completa”, denunciou o deputado. “Mas o esforço da atual equipe conseguiu indicar um bom caminho, de enfrentamento de forma articulada”.
Na Saúde, Mineiro destacou que o secretário Ricardo Lagreca tem buscado a pactuação dos Municípios e dar respostas às emergências. “É 24 horas apagando fogo”, disse o parlamentar, acrescentando que há fornecedores com pagamento atrasado desde a gestão passada, inclusive usando de chantagem para suspender o atendimento à rede pública. “Além disso, tem a situação de calamidade com a crise da Dengue, que não diz respeito só ao Estado, mas aos Municípios também”.
Ao falar sobre Educação, Mineiro afirmou que, dentro da crise encontrada, o Governo optou por cumprir os 25%, garantir o piso salarial nacional e a reposição de professores de acordo com o número de aposentados, convocando concursados no início do ano. Por fim, o deputado lembrou que na Agricultura Robinson tem feito pactuações importantes com o setor, discutindo com o conjunto das instituições as soluções mais viáveis e retomando convênios essenciais.
“O governo é uma continuidade e não tem como começar rompendo com as gestões anteriores. Precisa recuperar o que é possível e dar sequência às obras importantes”, disse Mineiro, reafirmando que a prioridade do governador é responder ao caos administrativo encontrado no Estado.
*Foto: João Gilberto/ALRN
Nenhum comentário:
Postar um comentário