
O governador Robinson Faria (PSD) me disse hoje (17) que vai procurar o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB), para discutir assuntos de interesse do Rio Grande do Norte.
Segundo Robinson, a campanha eleitoral já passou. Apesar da campanha dura, ele acredita que a bancada federal está disposta a ajudar como pode, independentemente de cor partidária.
Robinson citou como exemplo as audiências que manteve em Brasília esta semana, e que contaram com a presença dos parlamentares adversários, como o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) e o deputado Felipe Maia (DEM).
Minhas perguntas ao governador na entrevista desta sexta-feira, no Jornal 96, em quase uma hora de programa:
1) O que o senhor tem a dizer após pouco mais de 100 dias de governo.
2) Vamos pontuar alguns problemas: O senhor já tem ideia de quando vai deixar de sacar o fundo da previdência para completar a folha de pagamento dos servidores? O senhor já tem ideia de um cronograma de ressarcimento?
E o certificado da Previdência Social?
3) Seu colega do RS, Ivo Sartori, já adiou vários reajuste de categorias, inclusive da área de segurança pública. Há notícia de que o mesmo ocorre no RN. O senhor vai adiar reajustes e promoções de servidores autorizados por lei?
4) É do conhecimento de todos que o Estado perdeu há muito tempo sua capacidade de investimento. Uma lei foi aprovada na AL autorizando um empréstimo de R$ 850 milhões junto ao BB para contrapartida em obras. O dinheiro precisa de aval do Tesouro Nacional e aprovação no Senado. Em que pé está essa história?
5) O senhor está sendo acusado por deputados de cortar o plano de aplicação de recursos do empréstimo? O senhor disse alguma coisa neste sentido?
6) Segurança Pública: Qual o balanço que o senhor faz neste momento. Hoje é dia de Operação Labirinto, de combate às drogas em Parnamirim.
7) Saúde: os hospitais e a Unicat estão desabastecidos de muitos medicamentos e insumos médicos. O senhor acha certo que os familiares de pacientes comprem os remédios para garantir o tratamento médicos, como constatou o portal nominuto? O secretário Ricardo Lagreca confirmou a falta de inúmeros medicamentos.

8) Presídios: a situação é instável, o governo ainda recupera mais de mil vagas perdidas nas rebeliões, e municípios como Ceará-Mirim não desejam receber penitenciárias. Pedrinhas (presídio do Maranhão) é aqui?
9) Seca: as chuvas estão no fim, o senhor renovou o decreto de emergência para quase todos os municípios do RN, e deveremos amargar o quinto ano de seca. Pergunto: cadê o plano de convivência ou de combate aos efeitos da estiagem?
10) O senhor reduziu o ICMS do querosone da aviação num claro sinal de apoio ao turismo do RN. Agora, o Estado tem um ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, seu adversário na campanha. O senhor vai procurar o ministro, ou vai deixar o assunto para o secretário Ruy Gaspar?
(Walter Alves disse que Robinson não procura os adversários da bancada). federal).
Acompanhe a seguir o áudio da entrevista:
do nominuto.com
do nominuto.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário