Blog Marcone Pedro mostra a Realidade dos Catadores de Mariscos na Laguna Guaraíras

Na manhã desta quarta-feira (06) de Maio Conversamos com o Pescador João, o mesmo é Pescador em Patané, ele e sua Família, além de outros Marisqueiros que se encontravam na manhã desta quarta, na Laguna Guaraíras, a Laguna de Guaraíras que abrange os dois Municípios como Georgino Avelino e a Cidade de Arez, e o Distrito Patané e Cercado Grande, ainda se estendendo, também tem a Lagoa de Papari, que é a continuação da Laguna Guaraíras, que abrange as Comunidades que pertencem a Nísia Floresta e o Distrito da Cidade em Carnaúba.
Assista ao Vídeo, de Nossa Conversa com o Pescador:
Tentando mostrar a Realidade da Região Agreste, no Litoral Sul, encontramos muitas riquezas como também encontramos a desigualdade para muitos, nem todos são Felizes como deveria ser, mas a Felicidade não se encontra em Bens Financeiros, mas sim no Cárater e na disposição, em Conversa com o Pescador Seu João, ouvimos dele uma grande alto estima, para uma pessoa que vive da Pesca Artesanal, pescando Mariscos.
O mesmo é Casado, Pai de quatro Filhos, no momento, a Esposa e um de seus Filhos se encontravam com ele na Laguna, o Jovem de 17 Anos, que se empolgou com a nossa Pequena Conversa para o Blog, onde o sembrante a cada momento estampado em seu Rosto, por saber que alguém estava ali para tentar mostrar a realidade da Pesca de Mariscos, mas também não demonstrava nenhuma Tristeza, ainda nos falou que meio dia trabalha junto com o Pai e a Mãe, enquanto a outra parte tira seu tempo para dedicar na Sala de Aula.
No momento perguntamos ao Pescador Seu João, se existia algum Benefício pra eles referente a Pesca de Marisco, já que quase todos dessa Região que vivem da Pesca são Cadastrados em alguma Entidade Pesqueira, como Colônia de Pescadores, o mesmo falou que não recebe, e nem nunca recebeu nenhum Benefício, mais sim, vive da Renda que é catada na Laguna e Comercializado a um Comerciante que leva diretamente para Recife, Capital Pernambucana. 
 O mesmo ainda agradeceu por ter hoje essas pessoas que compram todos Pescados deles, já que são muitas Famílias que sobrevivem do Liliu, hoje no momento é Comercializado ao Preço de 06 Reais, mais já chegou até a Vender a 04 Reais, porque o Número de Pessoas na Laguna era bastante e por isso o Preço baixava.
 Ainda perguntanto ao Pescador João, que segundo ele Pesca, de Domingo a Domingo. Quando o Sr. Precisa de Comprar uma Embarcação/Canoa, o Sr. Recebe algum Recurso de alguma Entidade Pesqueira que pode garantir pra vocês? Olha, todos equipamentos que a gente usa, como Canoa, e uma Tarrafinha que a gente tem, é Comprado com o Dinheiro do Marisco que nós Comercializamos, não temos Condições do Comprar uma Canoa já feita, passamos um Período ajuntando o Dinheiro e comprando as Tábuas, da mesma forma ajuntamos e pagamos a Serraria que faz a nossa Canoa, e assim é a nossa Tragetória.
 Hoje o Sr. pega em Média de quantos Sacos de Mariscos por Maré? Olha, nós chegava a pegar, até 12 Sacos, hoje pegamos em Média de 04/08 Sacos por Maré. Esse Marisco após ser Colhido aqui na Laguna, é tirado do Casco aonde? em Casa? Não, nós temos uma Barraca no Porto, assim como os outros Pescadores também tem, nós esperamos a Maré encher e encostamos no Porto com todos os Sacos de Mariscos, e iremos pra casa, e só retornamos por volta da Meia Noite, aonde batemos, até porque não existe Sol, ai fica melhor de trabalhar. O Sr. Inicia a Batida por volta de Meia Noite, dura muito Tempo? Dependendo da quantidade, terminamos entre 03:30/04:00 da Manhã.
Como se chama essa Armadilha que o Sr. está com ela? Olha, nós chamamos de Garatéia, isso é uma armadilha feita em casa, onde nós fazemos este Arco, e compramos o Pano de Rede, e fazemos Estilo um Saco, e após ser juntado com um Ciscador, nós Coamos a Lama, aprendemos com outros Pescadores que vieram de Fora, aqui pra Patané, e nos ajudou bastante, antes a gente só tirava usando as Mãos na Lama, mais era muito perigoso, devido os Cascalhos dos Mariscos.
 Conversando com a Esposa do Pescador que segundo ela, é Mãe de 04 Filhos, e que sempre Viveu da Maré, "Hoje a Vida não ta fácil, mas para uma Família pequena, tendo Coragem de Trabalhar na Maré, da pra sobreviver"
 Voltando a Conversa com o Pescador Seu João, perguntamos pra ele mais uma vez, Por Semana, o Sr. Tira em Média de Quantos Quilos de Liliu? Olha, quando a Maré ta fraca ou tarde, a gente consegue tirar em Média de 50 Quilos. A sua Renda por Mês hoje, chega a Dois Salários Mínimos? Não, a gente tira em Média de 50 Quilos, e quando a Maré é Boa a gente entrega em Média de 100 Quilos " É oque eu digo, pra uma Família pequena que nem a Minha de 04 Filhos, a gente não ganhamos muito, mas da pra Sobreviver, a diferência é que nós trabalhamos de Domingo a Domingo, e muitas vezes quando saimos daqui, ainda damos Lance de Tarrafa, para pescar Peixes" Afirmou o Pescador Seu João, de Patané.
Obs: Devido a Ventania na Laguna, os nosso Vídeos, não ficaram com uma Boa qualidade nos Áudios.
Confira mais Imagens:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário