Depois da TAM agora Avianca quer apostar em centro de voos no nordeste

Avianca também busca HUB no Nordest

Não é somente a TAM que está em busca de um HUB (centros de conexões de voos) nacional e internacional no Nordeste. A Avianca também estaria interessada na Região. 

A informação é do secretário de Turismo da Bahia, Nelson Pelegrino, durante entrevista no Brazilian National Tourism Mart (BNTM), no Centro de Eventos do Ceará.

“As companhias estão reestruturando as malhas aéreas e estão todas trabalhando para o Nordeste ter um HUB. Além da TAM, Avianca também está trabalhando”. 

Sobre o assunto, a Gol afirma em nota que “sempre está avaliando novas oportunidades para seu negócio, porém, não há novidades sobre o assunto”.

A Azul diz que o foco é Belo Horizonte e, até o fechamento da edição, Avianca não se pronunciou.

Já a TAM negou a informação de que a localização do seu HUB tenha sido definida, informação que fora publicada ontem na coluna Painel do jornal Folha de S. Paulo. Segundo o periódico, Fortaleza seria a escolhida. “A companhia segue com o estudo de viabilidade do novo HUB no Nordeste, considerando três cidades: Fortaleza, Natal e Recife”. A previsão é de que a decisão saia no final de 2015, com início da implantação. O começo das operações está previsto para dezembro de 2016.

A definição também foi negada por Arialdo Pinho, secretário do Turismo do Estado (Setur). “Se o HUB vier para o Estado, teremos 14 voos diários para a Europa. Estamos trabalhando muito para isso. Incentivo fiscal a gente não vai divulgar agora porque é questão estratégica”, declara. Felipe Carreras, secretário do Turismo de Pernambuco, diz que, independentemente de quem fique com o HUB, quem vai ganhar é o Nordeste.

Além de cotado para HUB da TAM, o Aeroporto Pinto Martins está na lista de concessões à iniciativa privada pelo Governo Federal, conforme afirmou ao O POVO José Guimarães (PT), líder do Governo na Câmara dos Deputados, no dia 9 de maio.

O diretor da CVC, Claiton Armelim, avalia que um centro de conexões no Nordeste beneficiará o cliente com melhores condições de atendimento e preços mais competitivos.

Fatores decisivos

Os critérios elencados pelo Grupo Latam, que controla a TAM, para a definição de seu HUB são: localização geográfica, infraestrutura aeroportuária e seu potencial de desenvolvimento e, ainda, que ofereça “uma melhor experiência ao cliente”.

Para isso, durante todo ano de 2015, serão realizados contatos com as autoridades de cada Estado (Fortaleza, Recife e Natal) para viabilizar os requisitos necessários que permitirão a escolha de uma das três capitais.

Na disputa, Fortaleza tem a seu favor a expansão do Pinto Martins e a localização do equipamento no centro urbano. A Capital também tem maior número de habitantes, maior movimentação de passageiros da TAM que Recife e Natal, nacionalmente e internacionalmente. Além de menor distância para Europa e Estados Unidos.

Fortaleza ainda possui alíquota reduzida de ICMS para combustível de aeronaves. O benefício fiscal baixou o tributo de 30% para 12%. As condições climáticas da cidade também são favoráveis: visibilidade acima dos níveis mínimos por 98% do tempo e aeroporto sempre aberto ao tráfego segundo dados de 2014.

Outros trunfos, conforme  publicou ontem e na coluna Vertical S/A do último domingo, são a pista recém-reformada – de 2.045 m de comprimento x 45 m de largura, Produto Interno Bruto (PIB) maior e comércio exterior mais intenso que as outras duas cidades.(O Povo)
do falarn

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