Etiene é ouro nos 100 m costas e encerra jejum feminino

 Foto: Satiro Sodré/SS Press / Divulgação
A pernambucana Etiene Medeiros conquistou, nesta sexta-feira, a medalha de ouro nos 100 m costas para delírio de alguns torcedores compatriotas no lotado Centro Aquático de Toronto . A nadadora ainda quebrou o recorde pan-americano da prova com a marca de 59s61 e se tornou a primeira mulher a vencer uma prova individual da natação em Jogos Pan-Americanos , já que Rebeca Gusmão teve as medalhas dos 50 m e 100 m livre cassadas após ser flagrada no exame antidoping no Rio 2007.
Etiene, uma das esperanças de medalha para o Brasil no Rio 2016, já havia conquistado o bronze no 4x100 m livre no Pan-Americanos de Toronto. A marca registrada no Canadá coloca a nadadora brasileira como a sexta mais veloz do mundo na prova, deixando-a como uma das favoritas a brilhar no Mundial de Esportes Aquáticos, em Khazan, na Rússia.
 Foto: Satiro Sodré/SS Press / Divulgação
Na final dos 100 m costas, a brasileira ainda conseguiu deixar para trás a então recordista da prova, a americana Olivia Smoliga, que havia batido o recorde pela manhã e na final fez 1min00s06. O pódio ainda foi completado pela americana Clara Smiddy, com 1min00s49. 

Posteriormente, Etiene voltou à piscina em Toronto e beliscou uma prata nos 50 m livre com o tempo de 24s55 (novo recorde sul-americano). A vitória ficou com Arianna Vanderpool, de Bahamas, com 24s38, e o bronze com a veterana americana e medalhista olímpica, Natalie Coughlin, com 24s66.
 Foto: Satiro Sodré/ SS Press / Divulgação
100 m costas
 Foto: Satiro Sodré/SS Press / Divulgação
No masculino, o brasileiro Guilherme Guido fez o melhor tempo da manhã, mas não conseguiu manter a ponta na final e ficou com a prata, terminando a apenas 0s15 do americano Nicholas Thoman, novo recordista pan-americano com a marca de 53s20. Em terceiro ficou Eugene Godsoe, também dos Estados Unidos.

"Quero treinar para fazer 52s, que garante medalha olímpica. Fui bem, mas a prova tinha nível alto, quase bati o recorde sul-americano", disse Guido, que registrou 53s35 e perdeu para Thoman, prata na mesma prova em Londres 2012.
 Foto: Satiro Sodré/SS Press / Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário