Natal não tem bueiros suficientes e carece de plano de drenagem

Natal vive um período de chuvas constantes, trazendo os conhecidos transtornos representados pelos alagamentos que causam sérios prejuízos principalmente às áreas menos favorecidas da cidade, onde a maquiagem não chega. Um dos motivos do caos é a falta de um plano de drenagem eficiente.

A rede de drenagem é sabidamente frágil, e os bueiros sofrem entupimentos quando as chuvas se intensificam, fruto dos detritos e do lixo acumulados na superfície. Mas, mais do que isso, a cidade carece desse tipo de equipamento em alto grau.

O mandato do deputado Fernando Mineiro (PT), que tem se empenhado em estudar a cidade, trabalhou as informações existentes no Anuário Natal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) sobre a inexistência de bueiro/boca-de-lobo nos logradouros no entorno dos domicílios, com base no Censo 2010.

Os dados estão disponibilizados por bairro e revelam, de forma impressionante, que 22 dos 36 bairros da capital não têm bueiro/boca-de-lobo. Em alguns bairros, este percentual excede os 90%, como em Lagoa Azul, na zona Norte, com 90,7%; Pitimbu, na região Sul, com 98,22%; Lagoa Seca, na Leste, com 97,8%, e Bom Pastor, na Oeste com 98,92%.

“Natal carece de um plano de drenagem. Fica revelado que a questão vai além do entupimento dos bueiros e bocas-de-lobo: a questão central é que Natal sequer tem os equipamentos”, afirmou Mineiro. “As chuvas frequentes e intensas borram a maquiagem”, criticou.

Foto: Vlademir Alexandre

Nenhum comentário:

Postar um comentário