Em reunião na CM de Vereadores de Georgino Avelino/RN, Secretário de Meio Ambiente falou da implantação do projeto Coleta Seletiva na cidade

Na sessão ordinária desta última quarta-feira (08), o Secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Georgino Avelino/RN Francisco Canindé participou da sessão na câmara municipal, na oportunidade o mesmo destacou vários assuntos relativos a sua secretaria na cidade.

Sobre a agricultura, o secretário Francisco Canindé destacou projetos para a área agrícola do município "A gente estamos preparando projetos na área da agricultura, por existir o RN SUTENTÁVEL, nós estamos formando o conselho e esses projetos irão precisar passar na secretaria de Agricultura. "

Se referindo ao lixo público do município o secretário destacou a importancia do projeto coleta seletiva, que segundo ele, será implantado na cidade, reduzindo assim, 50% do lixo nas residências.

"Meio ambiente por exemplo, estamos criando o projeto coleta seletiva no município, e o meio ambiente, vou aqui expor, "A Criação da coleta seletiva no município dá direito de lutar por recursos a niveis estadual e federal, seria o cuidado com o lixo reciclável, eu queria aqui que os senhores podessem nos ajudar nisso aí, é uma batalha grande, a gente conscientizar a população, a gente vai as ruas com esta finalidade; primeiro iremos começar nos comércios, para que esse volume de lixo ele não chegue ao aterro da forma que ele ta chegando hoje, ele está chegando hoje misturado, o reciclado com o lixo molhado, e nós temos uma preocupação porque existe lá catadores, e esses catadores estão mexendo no lixo orgânico com o lixo reciclável.
O reciclado não, mas o lixo molhado que é o orgânico, ele é transmissor de bactérias, e nós não queremos (não é nós da secretaria), o ministério público hoje, eu já estou aqui me antercipando, quando o ministério público vim nos procurar, a gente já estaremos prontos para responder a eles. 

Nós queremos tirar, pelo menos 50% desse lixo nas nossas casas, por exemplo sacolas, plásticos, então, todos são lixos reciclados, o projeto ele diz o seguinte; que vamos panfletar, vamos divulgar, e vamos pedir a conscientização da população. Nós vamos ter o dia da coleta, seria uma vez por semana, independente do lixo molhado, que é o que o caminhão passa nos dias certos, nós vamos anunciar nossos dias, vamos fazer essa coleta, ter um estimulo dessa finalidade, e esta renda ela passa a ser para aqueles catadores que estão lá.  Nós vamos ter que transformar essa renda para estas pessoas. Elas irão ser cadastradas, a prefeitura vai dar toda estrutura, trazer essa pessoa para receber o lixo reciclado, ele vai nos ajudar e nós vamos incluir ele. No mais ele irá ter o seu direito, o CA, Catador Ambiental, isso ai ele passa a participar do movimento nacional. Desde que nós criamos a coleta seletiva ele vai ter esse órgão que vai ajudar ele desta forma, ele vai ter vários direitos." Concluiu

O projeto na área de meio ambiente, que é o coleta seletiva, que o secretário afirmou, chegará ao município com uma boa afinidade, um projeto de conscientização para a população, principalmente quando se refere ao lixo de nosso município. 

Com a implantação do projeto no município, esperamos uma melhor situação para o lixo público, uma vez, que já foi tema em nosso Blog, no final de janeiro de 2017, onde o lixo público estaria sendo feito a coleta, e após sendo destinado a um local declive, oferecendo riscos aos moradores do distrito em carnaúba. Sem falar também, como o secretário mesmo afirmou, o perigo em que se encontram os catadores. Podemos observar na matéria anterior, como estaria a situação do lixo público do município, uma vez que além de propor bactérias aos catadores, ofereciam ainda, riscos maiores para os citados.

Entretanto, esperamos que o projeto Coleta Seletiva, seja mesmo de importância fundamental para os municípies e para os catadores que sobrevivem do trabalho que realizam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário