DECUMENTÁRIO MOSTRA A REAL SITUAÇÃO DO TURISMO EM GEORGINO AVELINO COM A PARTICIPAÇÃO DE DEPOIMENTOS DE PESCADORA E PESSOAS PÚBLICAS

Ver para conhecer”, este é um termo e ditado bastante usado no meio popular, e é com este que iniciamos nosso Documentário em prol do Turismo na cidade de Senador Georgino Avelino/RN. Para muitos que não conhecem, o município é um dos menores do País, localizado no Litoral Sul do Estado do Rio Grande do Norte, mas, mesmo sendo pequeno, é hoje uma das maiores potências Turísticas Naturais.
A atividade turística está intrinsecamente ligada aos valores que a natureza oferece – sol, praias, dunas, paisagens etc. – que são as fontes que sustentam os movimentos de pessoas com fins especificamente turísticos.
Praia de Malembá: A praia de Malembá, pertencente a Georgino Avelino é uma praia deserta, parece intocável, sendo um local calmo, ainda não explorada pelos Turistas, e que já deveria ser um dos meios de sustento de parte da população por meio de profissionalização na área Turística.
 Famosa por contar com a prática de esportes radicais tanto na água quanto nas dunas ao seu redor. Entre dunas e uma longa faixa de areia, a praia é se destaca sendo uma das melhores alternativas para passeios, sendo eles; radicais, em buggy ou quadriciclo. Sendo assim, também alternativa para quem pratica o kitesurf.
 O turismo em Georgino Avelino é uma atividade bastante ampla também do ponto de vista produtivo, mas não para beneficiamento próprio, e sim de cidades vizinhas, porém sem o apoio dos Poderes políticos deste município para um melhor aperfeiçoamento desta área.
Concluiu-se que o turismo é um fenômeno social de grande importância econômica para muitos moradores Georginenses, mas, se houvesse oportunidades e apoios, poderia muito bem gerar efeitos multiplicadores que refletissem no desenvolvimento do município.
A atividade turística do município poderia se formar como um dos maiores setores, sendo uma fonte geradora de empregos de qualidade. Portanto, é um índice pequeno na geração de empregos, uma vez que os que usufruem destas atividades têm nada mais que a coragem de enfrentar os desafios sem beneficiar de apoios. A pouca renda deixada hoje no município para os comerciantes é através de embarcações de cidades vizinhas que passeiam pela laguna, deixando parte da renda na cidade, onde se beneficiam do Marisco, este, pescado no município e comercializado para as embarcações que chegam de Tibau do Sul e Pipa. Mesmo assim, estas duas cidades tem contribuído com o desenvolvimento econômico do município.
Logo, podemos destacar que a geração de Empregos com o Turismo em Georgino Avelino é razoável. O Sustento de muitos ocorre através da Laguna Guaraíras, uma fonte de Renda para muitos pescadores, do Peixe ao Marisco. O Desenvolvimento Turístico do município encontra-se ainda estacionado. A cidade é um Berçário de Belezas Naturais, mas, não valorizada ou expandida até os dias atuais.
A única estrutura que podemos presenciar e sentir que até os dias atuais propõe beneficiamento no município é o Terminal Turístico da Barragem, construído na Gestão do Ex - Prefeito Gonçalo de Assis Bezerra e concluso na gestão do Ex - Prefeito Edval Bezerra. Podemos dizer que o Turismo hoje no município é feito através da própria população; Os pescadores de peixes e mariscos, e também aqueles vendedores ambulantes que todos os finais de semana estão presentes nos pontos de vendas.
Pórtico do Mirante: O Pórtico do Mirante na entrada da cidade seria um dos principais Cartões Postais na cidade, porém, com o desprezo e a falta de interesse, é hoje um local depredado, não dando mais oportunidade de desenvolvimento de Turismo naquela área. O pórtico foi construído na gestão do ex - prefeito Gonçalo de Assis, um dos únicos que deixou um legado no turísmo local, mesmo depredado por pessoas, a construção deste Pórtico foi honrosa pelo ex - prefeito que deixou este marco para o Turismo.
Para o Médico e Veterinário Jorge Motta da Rocha, o município peca em não ter desenvolvimento no Turismo local "A gente está em um município repleto de Belezas naturais, um dos municípios mais bonitos do Brasil! É uma pena que o Turismo tenha se desenvolvido tão bem em Tibau do Sul que é nosso vizinho, que gera mais de 06 mil empregos por mês no Turismo; a cidade de Goianinha se desenvolveu, São José se desenvolveu, Nísia Floresta é outro sucesso, tem muito Hotel... E Georgino Avelino está no meio disso tudo e é uma Ilha de esquecimento na área do turismo.


A gente tem tudo de bom no turismo, e o turista passa por Georgino, muitas vezes consome, e não deixa nada de arrecadação para o município, não gera emprego, não gera renda, e não muda a realidade das pessoas.." Destacou: "O Poder Público municipal não tem feito nada nos últimos anos, não estou falando de agora só não, nos últimos 30 anos, Tibau do Sul e estas outras cidades se desenvolveram e Georgino Avelino ficou no esquecimento."

Os melhores dias de trabalho, segundo a Pescadora Adailma Alexandre são; sábados e domingos. "Os melhores dias são os sábados e domingos, que tem bastante gente aqui na Barragem." Sobre sua rotina a Pescadora destaca "Eu acordo cedo, limpo aqui na Barragem, quando termino vou tirar Ostra para vender ao pessoal que vem nos Barcos, e que vem da região para consumir."
Adailma citou ainda o menor tamanho da Ostra devido o desmatamento. Sobre o desenvolvimento Turístico do município a mesma destacou "Se as pessoas que estão aqui em nossa cidade não se interessarem, não der as mãos e não se unirem, aqui o Turismo não desenvolve não! Porque vemos aqui na região, Tibau do Sul, Pipa, Barreta, todos desenvolveram o turismo, só aqui em Georgino Avelino que ainda está parado."
Sebastião Soares, proprietário do Restaurante Pontal Guaraíras, relatou sua opinião em relação ao turismo de Georgino Avelino "O Turismo em nosso município tem um potencial muito forte, porém, está havendo as dificuldades de desenvolver por motivos de crise. Uma crise meia pesada, não só em Georgino, e com isso está afetando o desenvolvimento do turismo em nosso município. O turismo estacionou aqui, desde o Governo de Batista. O turismo era pra ter dado um salto muito grande nesses últimos anos, mas, não sei se não houve interesse dos Prefeitos que estacionou, hoje permanece do mesmo jeito. 


Uma pequena melhora é que está vindo alguns turistas nos visitar, mas, como dar apoio a esse povo nós não temos, uma atração para o turismo não temos, como uma pousada." Uma pousada seria uma das soluções para o desenvolvimento turístico do município, afirmou Sebastião Soares.
 As Dunas de Malembá, umas das mais Belas Dunas já vista no Brasil, pertencente a Georgino Avelino e próximo a Praia, ela se destaca com a participação de muitos Turistas que usufruem para prática de Esportes e para passeios de buggys ou veículos traçados.
O Turismo sustentável é algo que se contasse com apoio, seria um dos principais fundamentos para o pontapé inicial do avanço turístico desta cidade, gerando assim empregos para os moradores que tem aprendizado para formalização de Guia Turístico.
 A Barragem é hoje o principal Cartão Postal de Georgino Avelino, as Belezas Naturais encenam a vivacidade do dia, seja ele, ensolarado ou até mesmo chuvoso. Este território é marcado todos os finais de semana por diversos visitantes que por ali passam, contando ainda com a participação em massa dos próprios moradores que utilizam o espaço para o lazer.
 A laguna de Guaraíras é uma laguna que se localiza entre os municípios de Goianinha e Arez, Tibau do Sul, Nisia Floresta e Senador Georgino Avelino. Sua formação mais lembra um maceió gigante com uma barra rompida que nem sempre assim o foi a ver pelos mapas de séculos atrás, do que propriamente uma lagoa a exemplo do que ocorre com a lagoa dos Patos que também lembra uma barra rompida mais do que uma lagoa propriamente dita e também parece um maceió de imenso porte apesar de sua classificação como "laguna". É a maior e mais bela reentrância longitudinal costeira num grande raio.
 Antigamente uma Lagoa de águas de lençóis freáticos, devido a uma grande cheia em 1908 foi invadida pelo mar, assim aumentando seu tamanho de 3 quilômetros de extensão, para 38 quilômetros, o que na época foi uma "tragédia", hoje em dia, com a criação de manguezais, é uma das maiores riquezas da região, dando sustento a municípios inteiros.
 Além de uma enorme mata Atlântica, o município de Georgino Avelino tem ainda o prazer de contar com um enorme espelho de Água doce, localizado próximo as Dunas. Durante o período de inverno as águas juntam-se entre dunas, formando Piscinas Naturais, que são denominadas por "Limpas" por moradores e visitantes da região.
O município de Georgino Avelino por ser hoje uma pequena cidade, tem hoje um dos melhores visuais reconhecidos em todo o território do litoral sul do estado, e poderia ser um dos maiores no potencial turístico do Rio Grande do Norte. Hoje, muitos artesãos comercializam em outras cidades, já que o município não tem o incentivo principal para estas pessoas.
 2017 foi o ano em que o Turismo mais estacionou no município, até o presente momento não se sabe o que vem de melhor em relação ao tema, quais os projetos que a secretaria municipal tem para oferecer a população. Porém, estacionamento total é o que pode ser caracterizado em relação ao desenvolvimento turístico. 
 O município em si, merce por falta de incentivos, e por falta de oportunidades e projetos que venham a somar. Um município rico naturalmente, porém, escasso. Enquanto a cidade estaciona, outras tem a valorização essencial para avançar cada vez mais no desenvolvimento turístico.
Vídeos retratam nosso Documentário:
1ª Parte - Documentário. Assista!
2ª Parte - Documentário. Assista!
3ª Parte - Documentário. Assista!
Reportagem completa:
Blog Senador Georgino Avelino 
Minha Cidade
Terça - feira 21 de Novembro de 2017

Um comentário:

  1. Cresci nessa cidade linda porém uma cidade onde a própria população não se conscientiza da riqueza que tem , e que as autoridades seja de gestão anterior ou atual ou outras antepassadas não tem interesse de fazer valer o turismo da nossa cidade , sem falar do sustento a independência que o turismo tem a trazer pra população . Ver adailma falar que tem q se deslocar de georgino pra ir tirar ostras em outro lugar é lamentável e ainda mais quando isso acontece pq os moradores estão acabando com o mangue . Está na hora de a população se reunirem serem criativos e tirarem seu sustento daquilo que Deus os deixou ai que são poucos lugares que tem esse privilégio. Acorda povo de georgino pq se isso não acontecer vão continuar sendo refém da hipocrisia dos políticos.

    ResponderExcluir