SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GEORGINO AVELINO DEU INÍCIO AO PROJETO “SOMOS JOVENS, SOMOS BONS”

Reunião com os orientadores das Oficinas para planejamentos e metas

Na ultima semana a Secretaria Municipal de Educação deu início ao Projeto “Somos Jovens, Somos Bons”, o projeto atua com oficinas em várias áreas tais como Educação Ambiental, Saúde e Educação, Teatro e Esportes nas modalidades de Judô, Capoeira, Vôlei, Futebol, Futsal e Atletismo.
Sabendo a importância na dinâmica educacional em especial em ocupar os horários vagos dos alunos em seu contra turno a Prefeitura Municipal por meio da SME decidiu implantar esse projeto para ser uma força de apoio para melhorar a aprendizagem e desenvolvimento escolar dos alunos.

As oficinas de Educação Ambiental, Saúde e Educação , buscam trazer a responsabilidade para o aluno no contexto municipal, levando cada um a pensar e refletir quanto os desafios municipais nas respectivas áreas de atuação e de cada um em nossa comunidade, em que a ideia é que eles elaborem projetos ou até programas que possam vir a ser implantados em nosso município, fazendo com que cada um tenha a responsabilidade de cidadãos que são. 
A oficina de Teatro busca dinamizar a oratória e espontaneidade dos alunos, melhorando seu desempenho na fala e escrita bem como em suas varias expressões e percepções corporais e de linguagem.
“O objetivo da oficina de Teatro é a melhoria da desenvoltura Corporal dos alunos no meio escolar, Artiótico e Social, visando com a melhoria do desempenho de participação de sala de aula, compreendendo com facilidade o conteúdo com mais desejo, no instante, a oficina também tem mais objetivo resgatar todo a influência da cultura popular, trazendo toda presença cultural da nossa regionalidade”
Denis Silva Castro, 20 anos.
Orientador das Oficina de Teatro e Comunicação
Alunos da Oficina de Teatro e Comunicação Georgino – Noturno

Entendendo a força e a importância que o esporte possui junto às escolas e em especial na educação foi implantada a oficina de esporte nas modalidades já citadas. Essas oficinas não substituem as nossas aulas de Educação Física que são importantes e essenciais em nossa grade curricular, mas servem de um apoio forte e especial para um melhor desempenho dos alunos nas disciplinas.

O esporte é um dos conteúdos mais praticados no País e consequentemente em nossa cidade e a secretaria de Educação junto as escolas criaram as oficinas com o objetivo de desenvolver as habilidades notórias, afetivas e cognitivas dos seus alunos e com o objetivo de utilizar o contra turno para que os alunos possam praticar o esporte e fazendo que percebam a importância do esporte para nossa sociedade.
José Rodrigues da Silva, 25 anos 
Orientador das Oficinas de Futebol, Vôlei e Atletismo
Aula de Futebol, Carnaúba

O objetivo da modalidade é que os alunos consigam aprimorar todos os fundamentos básicos buscando aperfeiçoar esses ensinamentos. Trazendo uma melhoria na forma física e psicológica incentivando eles a trabalhar todos os aspectos da modalidade de forma individual e coletiva. Melhorando a socialização dos alunos que é importante na vida social de cada um. Esportes estes que não apenas servem de competições, mas também de jogos cooperativos que visam melhorar o bem estar e a saúde de cada um em relação ao esporte ao meio educacional precisamos junto com eles trabalhar o respeito e aspectos psicossociais.
Rutson André do Nascimento, 21 anos. 
Orientador das Oficinas de Futebol, Vôlei e Atletismo.

O município já contempla a atuação de 02 projetos fortes que em muito tem ajudado a comunidade sendo eles a Nagashima e Cordão de Ouro, com atuação no Judô e Capoeira respectivamente. A Prefeitura Municipal por meio da Secretária de Educação percebendo o potencial desses projetos vem apoiando suas ações e eventos desde 2017 e em 2018 decidimos unir forças e estarem mais próximos com oficinas e em outras atividades de grande interesse pedagógicos como frequência, disciplinas e resultados em sala de aula. Alguns pontos estão sendo desenvolvidos e outros já alinhados e em 2018 teremos novidades no acompanhamento dos alunos dentro e em alguns pontos até fora da Escola.
Alunos da Capoeira
O projeto da Copeira nas escolas é muito importante juntamente com a parceria da Secretaria de Educação, o grupo da capoeira que também é chamada de Escola Cordão de ouro está atuando em nossa comunidade há bastante tempo, trabalhando para o desenvolvimento das crianças, jovens e até mesmo dos adultos. Nosso maior objetivo é que nossos alunos tenham um caminho de grandes conquistas nos estudos e também nos esportes que se tornam uma base importante para nossa educação e disciplina, explorando a capacidade todos os praticantes buscando a auto estima de todos e o interesse cada vez mais pelo estudo.  “Capoeira é um arte que mexe com o corpo e com a cabeça faz pobre virar nobre, faz com que seu mundo cresça” Mestre de capoeira M.Barrão
Djailton N. Araujo, 35 anos
Orientador das Oficina de Capoeira

 Alunos do Judô
O Judô clube nagashima é o maior clube de judô do nordeste, com 40 anos desenvolvendo o judô do Rio Grande do Norte, presente em inúmeras escolas o judô se solidifica e ganha força partindo para as academias de onde surgem vários outros clubes dentro do estado, o judô rompe a barreira da capital e chega aos interiores, na nossa cidade o projeto judô na escola surgiu em 2013 em que tivemos apenas um ano de duração, após isso implementamos o projeto Judô e hoje funciona na ACS (Associação Cristo Suave), que abre as portas para receber os alunos da oficina da Secretaria de Educação usando através do esporte oferecer um melhorando desenvolvimento físico e mental dos alunos.
Cleydson Bruno de Oliveira, 29 anos.
Orientador das Oficina de Judô.
Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário:

Postar um comentário