Terceira edição da pesquisa promovida pela Federação das Indústrias mostra uma leve mudança no cenário, com redução de indecisos e crescimento de candidatura petista
A pouco mais de um mês da eleição para o governo do RN, a candidata do PT, senadora Fátima Bezerra lidera em todos os cenários a disputa pelo cargo. Foi o que constatou pesquisa promovida pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) em parceria com o instituto Certus Pesquisa e Consultoria, divulgada neste domingo (2).
A grande diferença deste levantamento divulgado agora e o anterior, que saiu dia 29 de julho, é a redução do percentual de pessoas que dizia não saber em quem votar, de 34,11% para 29,08%.
E o crescimento da candidata petista, na pergunta estimulada: de 29,15% para 32,84%. Antes, como se percebe, o percentual de pessoas que diziam querer votar em “nenhum candidato” superar todas as outras opções.
O segundo melhor colocado no levantamento é o ex-prefeito Carlos Eduardo, candidato pelo PDT, com 15,74% das intenções de voto. Na pesquisa anterior ele tinha 15,39%. O terceiro mais citado é o governador e candidato à reeleição, Robinson Faria (PSD), com 8,37%. Na pesquisa de julho ele parecia com 6,31%.
A terceira pesquisa FIERN/Certus foi realizada de 24 a 27 de agosto e aplicou 1.410 entrevistas com eleitores maiores de 16 anos nas oito regiões do Rio Grande do Norte. O levantamento está registrado sob os números RN-06196/2018 e BR-07862/2018 e tem margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos.
Comparando os percentuais identificados, Fátima Bezerra tem pouco mais que o dobro das intenções de voto para o segundo colocado, Carlos Eduardo Alves; e cerca de 4 vezes mais que o terceiro, Robinson Faria.
Na pergunta espontânea, o mesmo cenário da estimulada
Quando os entrevistadores da pesquisa Fiern/Certus não apresentam os nomes dos candidatos, os percentuais de intenção de voto caem, mas o cenário permanece o mesmo quando o assunto é Governo do RN.
Na resposta espontânea, 16,88% lembraram o nome de Fátima Bezerra; 7,16% o de Carlos Eduardo Alves e 3,83% o de Robinson Faria. No levantamento anterior, esse percentuais eram de 8,72% para a candidata do PT; 6,10% para o candidato do PDT e 2,91% para o candidato à reeleição.
No comparativo, Fátima Bezerra dobrou a intenções de voto e possui mais que o dobro das intenções de voto de Carlos Eduardo, que por sua vez, também tem o dobro para Robinson Faria.
Tendência se mantém no segundo turno
A pesquisa Fiern/Certus também investigou a possibilidade de segundo turno entre os candidatos ao Governo do RN, com três cenários envolvendo os primeiros colocados. Num possível embate entre Carlos Eduardo e Fátima Bezerra, a petista venceria com 45,39% contra 26,17%.
No segundo cenário investigado (Carlos Eduardo Alves contra Robinson Faria), o ex-prefeito de Natal ganharia com 43,97% contra 14,4%. E no terceiro cenário, Fátima Bezerra versus Robinson Faria, a candidata do PT registrou 52,62% das intenções de voto contra 12,98% para o candidato à reeleição.
A pesquisa perguntou ainda quem os entrevistados achavam que ia passar para um eventual segundo turno. As respostas foram: 32,79% para Fátima Bezerra; 25,55% Carlos Eduardo; e 13,61% Robinson Faria. O levantamento na íntegra será disponibilizado às 12h na página da Fiern.
do OP9
Nenhum comentário:
Postar um comentário