Em sessão solene: Câmara de Georgino Avelino homenageia os 501 anos da reforma protestante

A Câmara municipal de Senador Georgino Avelino/RN realizou, nesta quarta-feira (31), sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Proclamação do Evangelho e em comemoração aos 501 anos da Reforma Protestante. As duas datas são celebradas em 31 de outubro.
A sessão que foi presidida pelo Vereador Elias Rodrigues, representante Evangélico na casa legislativa, contou com a participação de diversas representações religiosas e políticas do município, dentre eles, a Prefeita do município Stela Barbosa de Sena, além dos vereadores; Wedna Rodrigues, Marcos Sena, Valdir Patrício, Valdemar Cerilo, Josenilson Rodrigues e Jorge Motta.

Pastores de diversas congregações do município se fizeram presente na sessão solene. O Vereador Elias é autor do projeto que hoje é Lei no município, sancionada pela representante do Executivo Stela Sena; que declara o Dia do Evangélico na cidade Georginense. Lei esta que foi lembrada na casa legislativa durante atividade.

A Reforma Protestante foi um movimento liderado por Martinho Lutero no século 16. Por meio da publicação de suas 95 teses, ele questionou diversos pontos e dogmas da doutrina da Igreja Católica, propondo mudanças. Lutero teve o apoio de religiosos e governantes europeus, o que gerou uma revolução também social e política.

Como seu nome indica, a tentativa de Lutero num primeiro momento era “reformar” a Igreja Católica, pedindo que fossem abandonadas práticas que contrariavam as Escrituras Sagradas. Rejeitadas pelo Vaticano, suas teses marcaram o início do que seria o protestantismo, mais tarde assumindo diferentes nuances. Na América Latina, o termo evangélico é mais comumente usado para referir-se aos adeptos dessa confissão religiosa multifacetada.

A principal doutrina que Lutero levantou contra o sistema ritualístico vigente foi que a salvação da alma era decorrente somente pela graça e pela fé em Jesus Cristo, não pelas obras. Ele não é o único rosto desse movimento que se espalhava pela Europa havia pelo menos um século.

Entre os feitos de Lutero destaca-se a iniciativa de traduzir a Bíblia para a “língua do povo” que todos pudessem conhecer a Palavra de Deus. Até então sua forma mais conhecida era em latim e ter acesso a ela era privilégio do clero.


Com o passar dos anos e a consolidação das idéias de resgate dos ensinamentos das Escrituras sobre a tradição eclesiástica, foram sendo estabelecidos os “pilares” que são usados até hoje para definir a fé protestante: “Somente a Escritura, somente a Fé, somente a Graça, somente Cristo e Glória somente a Deus”.

Os ideais se espalharam pelo mundo e encontraram eco em vários movimentos similares. Essa é a raiz das igrejas evangélicas que se espalham por todo o mundo até hoje. Embora pouco divulgada pelas igrejas no Brasil, o fato é que a Reforma ajudou a mudar a história do mundo para sempre.

Vídeo: Momento de fala da Prefeita do município
Vídeo: Momentos da sessão solene que ocorreu na Câmara Municipal da cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário