Espera foi reduzida depois que Governo do Estado contratou hospitais privados para atender demanda por procedimentos
Desde que hospitais privados foram contratados, 235 procedimentos vasculares foram realizados no RN - Foto: partmed / reprodução
O Rio Grande do Norte tem atualmente 191 pessoas na fila de espera por cirurgias vasculares. O número foi divulgado nesta quarta-feira 8 pelo Ministério Público Estadual, em um balanço parcial sobre o acordo anunciado com o Governo do Estado no fim de novembro de 2022 para reduzir o tempo de espera por procedimentos.
Quando o acordo foi anunciado, havia cerca de 300 usuários na fila – a maioria com pé diabético. Com o acordo firmado, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) contratou hospitais privados para garantir a realização de serviços cirúrgicos e ambulatoriais para procedimentos vasculares como amputação, desbridamento, fasciotomia plantar, arteriografias e angioplastias.
Os prestadores escolhidos foram os hospitais Rio Grande, em Natal, e São Luiz e Wilson Rosado, em Mossoró.
Desde então, já foram realizados 235 procedimentos. Outro fruto do acordo é que as solicitações dos procedimentos vêm sendo realizadas por meio do sistema RegulaRN Vascular. Tudo isso contribuiu para reduzir a fila de espera.
O acordo judicial ocorreu no âmbito da Justiça Federal e envolveu Ministério Público, Sesap, Conselho Regional de Medicina (Cremern) e Defensoria Pública do Estado.
O acordo judicial descreveu, ainda, as responsabilidades assumidas por cada ente, desde valores a serem pagos aos prestadores e a descrição do pacote de serviços até as obrigações de prestação desses serviços pelas unidades de saúde.
Os procedimentos na rede privada iniciaram em dezembro e teve previsão inicial de vigência por três meses, de modo a promover o atendimento a 263 pacientes que estavam aguardando atendimento já devidamente identificados em fila de espera pelo Sistema de Regulação da Sesap.
AGORA RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário