“Estou na articulação para a Câmara dos Vereadores ser protagonista e não coadjuvante”, afirma vereador de Natal
Vereador Raniere Barbosa (Avante), ex-presidente da Câmara de Natal - Foto: Elpídio Júnior / CMN
Vereador Raniere Barbosa (Avante), ex-presidente da Câmara de Natal - Foto: Elpídio Júnior / CMN
O vereador de Natal Raniere Barbosa (Avante) afirma que a Câmara Municipal está unida em uma “grande chapa” e não vai abrir mão de demonstrar sua força nas próximas eleições, em 2024. “Eu estou dentro de um projeto que, pela primeira vez, torna-se uma força política no Legislativo. Temos uma média de 20 vereadores (unidos). Nós estamos unidos discutindo o poder político-partidário da Câmara. Deveremos sair em um ‘Chapão’ com uma boa parte dos vereadores e com um candidato próprio (à Prefeitura) que a Câmara vai indicar”, afirma Raniere.
Apesar da coalizão com diversos vereadores, Raniere diz esperar que as articulações aconteçam com o apoio do atual prefeito, Álvaro Dias (PSDB), que não pode disputar mais a reeleição.
O vereador destaca que o prefeito está bem avaliado e pode agregar com sua popularidade na busca por um nome em comum. “Esperamos ter o apoio de Álvaro Dias porque é um prefeito que se tornou muito bem avaliado. Ele se tornou uma nova liderança em Natal. Inclusive é apontado pelas pesquisas como transferidor de votos, e isso é muito importante”, afirmou à Rádio 91 FM.
Raniere, que foi o vereador mais votado de Natal em 2016, comentou que essa união com o Executivo já está rendendo bons frutos à capital, e pode continuar, caso haja um diálogo mais efetivo com a Câmara dos Vereadores.
“Nós queremos agregar a força da Câmara. E, se pudermos unir com o prefeito Álvaro Dias, teremos realmente condições de ter um candidato com a cara do legislativo, com a cara de Natal”, disse.
Raniere comenta que, no ano passado, a Câmara revisou o Plano Diretor de Natal. Ele aponta que isso será algo que “vai resgatar o desenvolvimento da nossa cidade”. Em 2023, com o início do novo ano legislativo, a tendência é que a Câmara libere um empréstimo de R$ 400 milhões para que o prefeito de Natal tenha condições de realizar as grandes obras que estão planejadas, como a engorda de Ponta Negra, o Complexo Turístico na Redinha e o Hospital Municipal.
GRUPO UNIDO
O vereador Raniere Barbosa disse que Câmara passa por modificações, mas a continuidade do mesmo grupo político na presidência do legislativo ainda é uma forte indicação da união dos parlamentares. No fim do mês passado, com a renúncia de Paulinho Freire (União) para assumir mandato de deputado federal, a Casa passou a ser presidida por Eriko Jácome (MDB). “Nós estamos com um processo de transformação na Câmara que iniciou com a minha gestão. Depois Paulinho Freire foi o meu sucessor e agora Eriko. Esse grupo vem unido”, afirma Raniere.
PRESIDÊNCIA DA CÂMARA
Na avaliação de Raniere, o vereador Eriko Jácome tem grande capacidade de diálogo e vai manter o equilíbrio no ambiente político na próxima gestão da Mesa Diretora da Câmara. “O vereador Eriko tem uma qualidade muito grande. Ele agrega todas as bancadas: de oposição, independente e de situação. Isso é um componente muito importante para a harmonia da Casa. Ele é uma pessoa de uma índole muito boa, pacífica e tranquila”, destaca.
SAÍDA DO PARTIDO
Por causa de desentendimentos com a direção do partido, Raniere confirma que está de saída do Avante. “Eu respeito sempre o contraditório, no entanto, acho que o casamento foi desfeito. Não tem mais condições de ter uma relação”, afirma. O vereador afirmou que já tem recebido “propostas informais” de outras legendas, mas diz que só tomará a decisão na janela partidária de 2024.
REELEIÇÃO
Raniere afirma que não planeja disputar eleições majoritárias em 2024. Ele afirma que está totalmente focado no seu mandato de vereador. “A tendência é disputar a reeleição. Porém, eu estou na articulação para a câmara ser protagonista e não coadjuvante. E isso nós não vamos abrir mão”, destaca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário