(Fotwitter: @fabiofaria5555).
Com a perspectiva de fortalecer a "base da presidente Dilma Rousseff (PT)" no Rio Grande do Norte, o diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) começou a se reunir com os aliados ontem, na perspectiva de formar parcerias com as legendas de oposição ao governo Rosalba Ciarlini (DEM) na maior parte dos municípios do Estado. Os petistas discutiram as eleições 2012 com os presidentes estaduais do PCdoB, Antenor Roberto; do PSB, a ex-governadora Wilma de Faria; e do PSD, o vice-governador Robinson Faria. A legenda também pretende manter proximidade com o PDT, presidido no estado pelo ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo.
Neste primeiro momento, segundo o deputado estadual Fernando Mineiro (PT), foram discutidas parcerias nos municípios do interior. As eleições em Natal e Mossoró ficarão para uma segunda rodada de negociações. A intenção é fortalecer os partidos da aliança que foi derrotada em 2010 para o pleito de 2014. Esse fortalecimento passa pelas eleições municipais deste ano. Os partidos aliados pretendem afinar os discursos para conquistar vitórias nos principais colégios eleitorais.
"Estas reuniões são realizadas para discutir as alianças políticas em todo o estado. Ainda não colocamos em pauta as eleições em Natal e Mossoró. Deveremos conversar sobre isso com os partidos num outro momento. O PT de Natal já decidiu que terá candidatura própria. O PSB ainda não. Então vamos dialogar. Em Mossoró, o PT definirá seu destino no dia 18 deste mês. Hoje (ontem) estamos analisando os cenários em outros municípios", destacou Mineiro, pré-candidato a prefeito de Natal.
Para o presidente estadual do PCdoB, os partidos da base de Dilma que fazem oposição a Rosalba devem criar uma frente de esquerda com densidade eleitoral para vencer nos municípios de maior densidade eleitoral e viabilizar, dessa forma, uma chapa forte para 2014. "Nós com o PT, o PSB, o PDT e o PSD adotamos uma agenda positiva. Vamos analisar o quadro de cada cidade para definirmos as alianças. É importante esse diálogo constante para fortalecermos o grupo, que sofreu uma derrota muito grande em 2010", observou.
Wilma de Faria destacou, por meio de sua assessoria de imprensa, que, durante a reunião, PSB e PT se dispuseram a firmar aliança em diversos municípios do Estado, com destaque para Nova Cruz, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Caicó, Macau, João Câmara, Extremoz e São Paulo do Potengi. A assessoria frisou, no entanto, que os partidos não necessariamente vão encabeçar as chapas nesses municípios. Em alguns casos, como em São Gonçalo do Amarante, onde as duas legendas apoiarão o prefeito Jaime Calado (PR), as siglas formarão coligações em torno de candidatos de partidos aliados.
Fonte: Diário de Natal
Nenhum comentário:
Postar um comentário