A Assembleia Legislativa do RN realizou sessão solene nesta sexta (24) para recepcionar a comitiva de empresários e políticos do estado alemão da Renânia-Palatinado, situado no sudoeste daquele país. Depois da solenidade, o grupo participou de reunião, coordenada pelo deputado estadual Fernando Mineiro (PT), na sala da Presidência da Casa.
Os alemães reforçaram o interesse de investir no Rio Grande do Norte. No campo da educação e formação profissional, será estudada uma forma de capacitação de trabalhadores e estudantes dos dois estados, a fim de qualificar a mão-de-obra voltada para o setor turístico, com foco na gastronomia e hotelaria.
Mineiro afirmou que vai contatar a UFRN e a UFERSA para tratar da questão do intercâmbio cultural entre estudantes universitários do RN e da Renânia-Palatinado. Ele disse que irá solicitar que as instituições identifiquem as demandas e possibilidades de participação na próxima rodada do programa Ciências sem Fronteiras.
Mineiro também sugeriu que seja criada uma interlocução permanente entre os parlamentos potiguar e alemão, com o objetivo de identificar as maiores demandas das duas federações.
A vice-governadora do estado alemão, Evelin Lemke, sugeriu que os estudos de viabilidade econômica aconteçam sob a perspectiva da globalização, para que a produção se adeque às características dos alemães e norte-rio-grandenses.
A reunião contou, ainda, com a participação do deputado estadual Hermano Morais (PMDB), que disse ver com otimismo a iniciativa de aproximação.
Foto: Eduardo Maia (Ascom AL).
Nenhum comentário:
Postar um comentário