Católicos celebram a tradicional festa dos Santos Reis

No pórtico de entrada de Natal, na BR 101, as estátuas dos três magos saúdam os chegam à cidade
Fieis católicos se preparam para os três últimos dias da Festa de Santos Reis, celebrada no bairro do mesmo nome, na Zona Leste de Natal. As celebrações começaram neste sábado (02), em torno do tema “Com os Magos, adoramos o Rei da Misericórdia”, e vão até a próxima quarta-feira (06), dia dedicado aos Santos Reis no calendário católico e considerado feriado municipal em Natal.
Na abertura da festa, neste sábado, os paroquianos promoveram uma carreata (saída às 18h) da Catedral Metropolitana até o Santuário Arquidiocesano dos Santos Reis. A partir das 20h40 estava previsto um show religioso com o Padre César Luiz e banda, baseado no CD “Mais que tudo no Universo”. O Ministério de Artes Christus Salvatore também apresentaria o Auto de Natal “A Festa do Menino Deus”. Além da programação religiosa, parques de diversões e barracas de comidas e bebidas fazem a parte profana da celebração.

Neste domingo, na parte religiosa, haverá a celebração do “Angelus” ao meio-dia, missa às 17h e o tríduo com a benção do Santissimo Sacramento a partir das 19h30. Na programação sociocultural, o show da noite – a partir das 20h40 – será com a banda Araketu. Amanhã, segunda (04), tem missa às 6h30, Angeluz ao meio dia e tríduo às 19h30. O show da noite será com o cantor potiguar João Batista e, em seguida, Cavaleiros do Forró.

Na terça-feira (05), a programação começa com a “Caminhada da Penitência”, a partir das 5h, entre o santuário do bairro e o Forte dos Reis Magos, seguida de missa. Os shows serão com as Nordestinas e Swingada Forrozeira. Na quarta (06), dia consagrado aos Reis Magos, haverá alvorada às 6h; missa às 7h e às 9h; batismo coletivo – às 11h; procissão – às 16h; e a missa de encerramento, a partir das 18h. 

Origens da tradição
A Festa de Santos Reis, também conhecida em outras regiões do país como Folia de Reis e/ou Reisado, é uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada, no Brasil, como folclore. Na tradição católica, ela é celebrada para rememorar a atitude dos Três Reis Magos — que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Prometido Messias (O Menino Jesus Cristo) — para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes. Essa história é relatada na Bíblia, no capítulo 2 do Livro de São Mateus (ou O Evangelho, Segundo Mateus). 

Quando a Igreja fixou o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Três Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro.

Em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, a Festa de Santos Reis passou a ser a mais importante data comemorativa católica, mais importante, inclusive, que o próprio Natal. Até meados do século XX, principalmente em cidades do interior, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas, tocando músicas alegres em louvor aos “Santos Reis” e ao nascimento de Cristo; essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Três Reis Magos.. Trata-se de uma tradição vinda da Espanha que ganhou força especialmente no século XIX e que mantém-se viva em muitas regiões do País.

Símbolos da cidade
Em Natal, a presença dos três Reis Magos tem ligações com a própria origem da cidade. A capela construída dentro da fortaleza, marco inicial da ocupação territorial do litoral potiguar pelos portugueses no século XVI, foi dedicada aos três Reis Magos. A própria fortaleza foi batizada com esse nome e, desde o início, as celebrações natalinas dos primeiros colonos se davam em torno da capela. 

Em 1909, a capela e as celebrações deixaram o interior da fortaleza e foram transferidas para uma área, hoje dentro do quartel do 17º Grupo de Artilharia Costeira. Em 1936, foi erguida a igreja atual e, na década seguinte, deu-se início a urbanização do bairro de Santos Reis. Até meados dos anos 1970, a festa atraia uma considerável multidão de natalenses, estendendo-se das ruas circunvizinhas a igreja até a avenida Café Filho, na praia. 

Apesar de já não ter as mesmas dimensões de outrora, a Festa de Santos Reis mantem seu simbolismo para a cidade. No pórtico de entrada para a capital potiguar, na BR 101, são as estátuas dos três magos que adoraram o menino Deus que saúdam àqueles que chegam à cidade.

da TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário