Coração humano fora do corpo aguardando pelo transplante; veja como o órgão funciona dentro de você

Um coração humano fora do corpo aguardando pelo transplante. É assim que o órgão funciona dentro de você.

Toda a classe médica e as pessoas que precisam de transplantes podem comemorar pelo significante avanço desse setor da medicina. TransMedics Organ Care System é o nome do aparelho que permite manter os órgãos vivos depois de retirados do corpo humano.

O sistema, que é portátil, mantém os órgãos vivos para serem transportados até a pessoa que precisa do transplante. Por exemplo, depois que o coração é retirado do corpo, ele bombeia o sangue para dentro do órgão, que continua batendo até chegar ao lugar onde será recebido por uma nova pessoa.


 A cirurgia de transplante de coração é feita no Brasil desde 1968, como última alternativa de tratamento para problemas cardíacos. A medicina evoluiu — e permite que o paciente tenha excelente qualidade de vida após o procedimento, afirmam especialistas —, mas um obstáculo permanece: a dificuldade de encontrar doadores de órgãos no país.


Por isso, quando aparece uma oportunidade de fazer o transplante, todas as etapas precisam ser seguidas com rigor. Assim que o coração é retirado do corpo do doador, um cronômetro é disparado: em até 4 horas, ele precisa estar pulsando no corpo do receptor. É esse o tempo máximo durante o qual o órgão consegue manter suas atividades fora do corpo humano.


Mega Curioso/G1/Choquei

Nenhum comentário:

Postar um comentário